Maria Zilda Bethlem, ou simplesmente Maria Zilda, nasceu na cidade do Rio de Janeiro, em 20 de outubro de 1953. Realizou vários trabalhos na televisão, em novelas de sucesso como "Escalada", "Água Viva", "Jogo da Vida", "Guerra dos Sexos", "Vereda Tropical", "Selva de Pedra", "Bebê a Bordo", "Top Model", "De Corpo e Alma", "Por Amor" e outras. A novela mais recente de que participou foi "A Lua me Disse", de Miguel Falabella e Maria Carmem Barbosa, onde interpretou a personagem Zelândia. Participou da novela das sete, "Sete Pecados", de Walcyr Carrasco, mas antes fez uma breve participação especial em "Pé na Jaca", na qual foi convidada pelo autor Carlos Lombardi para viver Alma.

Maria Zilda produziu e protagonizou os filmes "Minha vida em suas mãos" e "Eu não conhecia Tururu", onde ganhou o Kikito de Melhor Atriz no Festival de Gramado em 2000, bem como as peças teatrais "Artigo de Luxo", "Segundas Intenções" e "Theatro Musical Brasileiro". Além do talento, Maria Zilda sempre foi uma das atrizes mais sedutoras e gatas da TV, tendo posado nua para a revista Playboy em agosto de 1985, estampando a capa comemorativa de 10 anos da revista no Brasil. Atualmente, viaja pelo Brasil com a peça "Isso era tudo que eu queria", monólogo escrito pela atriz, com direção de Ítalo Rossi. Em 2009 estava no ar na novela das sete "Caras & Bocas", interpretando Léa. A atriz foi casada com o diretor Roberto Talma. Maria Zilda tem dois filhos: Rodrigo e Raphael e uma neta chamada Vitória.

Maria Zilda estudou no Bennett (colégio protestante), Santa Rosa de Lima (de freiras), no Andrews (misto). Fez Tablado, Escola Normal, Faculdade de Economia, inglês, francês, italiano, fez doze anos de piano clássico e alguns de violão. Foi até instrumentadora (aquela que dá os instrumentos para o cirurgião durante a cirurgia). Como professora, trabalhou com deficientes mentais e no Mobral Cultural, na época das vacas magras como atriz. Ao mesmo tempo fazendo teatro e televisão. Casou duas vezes e criou dois filhos.

Sua vida profissional começou em 1972. Precisavam de uma atriz para fazer uma substituição numa peca de teatro. Teste. Ela foi lá e ganhou. Trabalhava um pouco e parava. Em 1977, seu pai morreu, assim como seu avô Agrícola Bethlem e Cecília, a velhinha que a havia criado. Largou tudo, se encheu de coragem e foi fazer um filme em Uruguaiana, Rio Grande do Sul: "A Intrusa", de Carlos Hugo Christensen, baseado em conto de Jorge Luis Borges. Já tinha feito uma participação na novela "Nina", na TV Globo, com direção de Walter Avancini e Fábio Sabag.

São 31 anos de luta com muita alegria, fazendo o que acredita e considera ser o seu destino. Foram muitas novelas, peças de teatro e filmes. Muitas alegrias, decepções, loucuras maravilhosas, confusões e amores num baú de sonhos e realizações. Recentemente recebeu mais um presente, Vitória, sua netinha.

06/07/2012 - Maria Zilda fala sobre drama da retirada do útero: 'Passei dias na UTI'
A atriz Maria Zilda Bethlem, que passou por uma cirurgia de retirada do útero em abril deste ano, diz que está plenamente recuperada, quase três meses após o procedimento. Mas ela revela que passou por maus bocados no hospital, chegando a ficar vários dias na UTI. Segundo Maria Zilda, a operação, que deveria ter durado apenas 1h30, acabou levando longas 7h30. "A recuperação foi muito difícil, nunca havia tomado anestesia geral. Minha pressão foi a 4. Precisei tomar um "sossega-leão". Me deram propofol, o mesmo remédio que matou Michael Jackson", revela. A atriz diz que, durante o tempo que esteve na UTI, ficou sempre lúcida, apesar da pressão baixíssima. "Mas agora estou "zero-bala", ensaiando uma peça. Prefiro ainda não revelar o nome, mas posso dizer que o roteiro foi escrito por mim", conta. A última aparição de Maria Zilda na TV foi na novela "Aquele Beijo", que terminou em abril, pouco antes da cirurgia.

Veja outra foto de Maria Zilda


Teledramaturgia
1974: Fogo sobre Terra
1975: Escalada.... Ester
1977: Nina.... Mimi
1978: Sem Lenço, Sem Documento
1979: Plantão de Polícia (minissérie) .... Mara
1980: Coração Alado.... Glorinha
1980: Água Viva.... Gilda
1981: Jogo da Vida.... Rosana
1983: Guerra dos Sexos.... Wânia Trabucco
1984: Vereda Tropical.... Verônica
1984: Meu Destino É Pecar...(minissérie) Guida/Evangelina
1986: Selva de Pedra.... Laura
1986: Cida, a Gata Roqueira...(seriado)
1987: Hipertensão.... Carina
1988: Bebê a Bordo.... Ângela
1989: Top Model.... Mariza
1990: TV Pirata...(seriado humorístico)
1991: Vamp.... Telma
1992: De Corpo e Alma.... Bia
1992: Você Decide, Coração na Mão
1993: Olho no Olho.... Walkíria
1995: Decadência...(minissérie).... Irene
1995: Você Decide, Veneno Ambiente
1996: Você Decide, Molambo de Gente
1996: Vira Lata.... Cassandra
1997: Por Amor.... Flávia Nogueira Dantas
1997: Você Decide, Norma
1998: Sai de Baixo.... Dolores Mantovani
1998: Malhação.... Catarina
1999: Você Decide, Transas de Família: Parte I
1999: Você Decide, Transas de Família: Parte II
2000: Você Decide, Transas de Família: Parte III
2000: Você Decide, Transas de Família: Parte IV
2000: Você Decide, Transas de Família: Parte V
2003: Agora É que São Elas.... Rutinha
2005: A Lua Me Disse.... Zelândia Fortunato
2007: Pé na Jaca.... Alma
2007: Sete Pecados.... Cíntia
2008: Faça Sua História, O Último Casal Feliz
2008: Faça Sua História, A Estrela da TV
2009: Caras e Bocas.... Léa
2010: Ti Ti Ti.... Madame Gigi
2011: Aquele Beijo.... Olga


A

B

C

D

E

F

G

H

I

J

K

L

M

N

O

P

R

S

T

U

V

WZ

 
 
 
 
        Maria Zilda        
• fechar janela •