A

B

C

D

E

F

G

H

I

J

K

L

M

N

O

P

R

S

T

U

V

W

X

Y

Z

Harry James


Conhecido band-leader dos anos 40, marido de Betty Grable e descobridor de Frank Sinatra. Filho do diretor e trompetista do Mighty Haag Circus, sua mãe, trapezista, deixou de saltar apenas um mês antes de dar à luz. Nasceu em Albany, Georgia, tendo começado a tocar bateria aos quatro anos, trompete aos oito e com doze dirigia uma das bandas do circo. As big bands surgiram durante a época da depressão, na década de 30, quando as pessoas eram obrigadas a permanecer em casa e o rádio era a única diversão.

Tratava-se de uma versão ampliada das orquestras de jazz, e os jovens brancos americanos adoravam essa alegre música negra. Aos 21 anos, James já era solista de trompete na orquestra de Benny Goodman e, em 1939, já comandava uma própria. Um dia, ao ouvir uma voz transmitida pelo rádio de Englewood, New Jersey, acaba trazendo seu dono, Sinatra, para crooner de sua banda. Seu sucesso foi imediato e ele logo se transferia para a famosa orquestra de Tommy Dorsey.

O grande sucesso do trompetista aconteceu em 1941, com a gravação de "You Made Me Love You", inspirada na interpretação de Judy Garland. Em pouco tempo seus discos vendiam aos milhões e ele manteve sua banda ativa por mais de 40 anos. James esteve no Brasil em 1961 e 1978 e, ao ser questionado por que não aderia ao ritmo discoteca, respondeu: "Minha música não se abala com revoluções". O maestro faleceu aos 67 anos, em 18 de julho de 1983.

BR Busca JS - Busca
Banco de Dados
Para uma resposta mais rápida, utilize aspas na consulta, exceto quando tiver dúvida com relação à grafia do nome
• fechar janela •