A

B

C

D

E

F

G

H

I

J

K

L

M

N

O

P

R

S

T

U

V

W

X

Y

Z

Hélio Beltrão


Popularmente conhecido como o ministro da Desburocratização, foi responsável pela abolição de 600 milhões de documentos desnecessários. Beltrão foi ministro do Planejamento durante o governo Costa e Silva e da Desburocratização no governo Figueiredo, tendo sido também presidente da Embraer, diretor da Petrobrás, secretário do planejamento do governador do então Estado da Guanabara, Carlos Lacerda. Depois tornou-se vice-presidente da cadeia de lojas Mesbla e presidente do grupo Ultra.

Quando tinha apenas 22 anos, Beltrão assumiu a chefia de gabinete do Instituto de Aposentadoria e Pensões dos Industriários (IAPI), chegando à sua presidência sete anos depois. Formado em Advogacia, conhecia todos os problemas e mazelas da gigantesca e indevassável máquina burocrática brasileira e, durante sua gestão, a principal obra foi a reforma administrativa. Alternando em sua vida profissional cargos públicos de relevância com postos importantes na iniciativa privada, Hélio Marcos Penna Beltrão colocava-se à frente de seu tempo, pois considerava a estatização desnecessária em muitas áreas. O Estado não deveria competir com a empresa privada por ser um competidor desigual.

Filho do deputado Heitor Beltrão, um inflamado líder udenista, e amigo pessoal do ex-presidente Geisel, Hélio acreditava que a engrenagem da administração pública deveria ser posta a funcionar em benefício do homem comum. Aboliu ou aperfeiçoou diversas exigências burocráticas, como o reconhecimento de firma, o atestado de vida, atestado de residência, o credenciamento de firmas e inúmeros requerimentos e liberações de documentos que exigiam carimbo oficial. Era também a favor da revisão da legislação tributária em favor do município, por permitir que os problemas do cotidiano fossem tratados de acordo com as peculiaridades da própria região. Hélio Beltrão faleceu aos 81 anos, em 26 de outubro de 1997.

BR Busca JS - Busca
Banco de Dados
Para uma resposta mais rápida, utilize aspas na consulta, exceto quando tiver dúvida com relação à grafia do nome
• fechar janela •