A

B

C

D

E

F

G

H

I

J

K

L

M

N

O

P

R

S

T

U

V

W

X

Y

Z

Herbert Richers


Dono de uma das principais empresas de dublagem do Brasil, a Herbert Richers S.A. Herbert Richers nasceu em Araraquara, São Paulo, em 11 de março de 1923, e se mudou para o Rio de Janeiro em 1942. Ele começou a produzir filmes em meados dos anos 50. Foram cerca de 60 filmes ao longo de sua carreira. Em 1950, fundou a Herbert Richers S.A. uma das pioneiras do ramo de dublagem de filmes e seriados no Brasil. Herbert Richers viu seu nome invadir os lares brasileiros com o anúncio "versão brasileira: Herbert Richers" veiculado antes dos filmes que dublava.

Conhecedor dos estúdios de Hollywood, ele transitava nos estúdios Walt Disney, de quem era amigo, e sua amizade com ele o levou a conhecer o sistema de dublagens, já muito difundida em Hollywood. Trazendo de lá o conhecimento adquirido da dublagem como hoje se conhece, que passou a ser aplicado nos filmes exibidos na TV, resolvendo o grande problema das legendas, quase ilegíveis para a tecnologia da época. Sua empresa é uma das maiores do ramo no Brasil até os dias atuais. Com uma média de 150 horas de filmes dublados por mês, corresponde a 70% dos filmes veiculados nas salas de cinema. Possui também os maiores estúdios de dublagem da América Latina com mais de 10 mil m².

O produtor deixou viúva a designer de joias Cookie Richers e três filhos, Herbert Jr., Ronaldo e Celina. Herbert Richers faleceu aos 86 anos, em 20 de novembro de 2009. "Foi com ele que comecei a trabalhar com dublagem, foram 50 anos juntos. Ontem pensei tanto nele..." - contou emocionado o ator Orlando Drummond, o Seu Peru da "Escolinha do Professor Raimundo", dublador de personagens famosos como Scooby-doo, Popeye e Alf, o ETeimoso - Herbert foi um lutador, é uma perda irreparável para o mercado de dublagem. Guilherme Briggs, que empresta sua voz há mais de 14 anos aos mais diversos personagens - como o Buzz Lightyear, de "Toy story" - revelou-se chocado com a notícia da morte de seu patrão. "Era um senhor de idade, mas mesmo assim não conseguia acreditar quando soube da notícia. Desde criança eu associo o nome dele à dublagem".

BR Busca JS - Busca
Banco de Dados
Para uma resposta mais rápida, utilize aspas na consulta, exceto quando tiver dúvida com relação à grafia do nome
• fechar janela •