A

B

C

D

E

F

G

H

I

J

K

L

M

N

O

P

R

S

T

U

V

W

X

Y

Z

Hilton Gomes


Conhecido locutor televisivo, distinguiu-se por sua voz sóbria e cheia de personalidade, com a qual divulgava as notícias escaladas pelos telejornais das diversas emissoras onde trabalhou. O primeiro noticiário televisivo em rede nacional do país foi transmitido por ele. Em 1º de setembro de 1969, 19:55 hs., Hilton Gomes de Souza entrou no ar e declarou solenemente: O "Jornal Nacional" da Rede Globo, integrando um novo Brasil, inaugura-se neste momento. Gomes já era um rosto conhecido ao se tornar o primeiro locutor do Jornal Nacional. Havia apresentado o primeiro noticiário da televisão brasileira, o Telejornal Brahma, numa carreira marcada por primeiras vezes. Como repórter, cobriu a primeira viagem do homem à Lua, com o lançamento da nave Apolo 11. Foi ele também quem fez a transmissão inaugural via satélite para o país - uma entrevista com o Papa Paulo VI, direto do Vaticano. Gomes apresentou ainda concurso de Miss Brasil e o Festival Internacional da Canção nos anos 60 e 70, de grande audiência na época.

Entre outras coberturas marcantes, narrou também o enterro do presidente norte-americano John Fitzgerald Kennedy. Hilton começou na televisão em 1954, por intermédio de uma agência de publicidade, estreando como narrador de um filme de longa metragem. Sua elegante apresentação valeram-lhe um contrato com a TV Tupi do Rio de Janeiro. Poliglota, Hilton falava inglês, francês, espanhol e italiano. Por seus méritos, tornou-se um elemento de destaque no elenco da emissora na década de 50, fazendo a cobertura do concurso de Miss Universo 1959 diretamente de Long Beach e entrevistando todas as candidatas no torneio. Mais dinâmico que os jornalistas americanos, Hilton afirmaria que o poder de improvisação dos brasileiros suplantava, a despeito da escassez de recursos, as realizações previamente estudadas dos profissionais de Tio Sam.

No início da década de 60, Hilton transferiu-se para a TV Rio e passou a apresentar os programas "Noites Cariocas", "TV Última Hora" e fazendo reportagens externas. Casou-se com Maria Alice, portuguesa de nascimento e com a qual teve quatro filhos, três deles também trabalhando em televisão. Hilton esteve próximo ao trabalho que tanto amou até o fim. Embora ele não pudesse mais trabalhar, esse era o assunto favorito do meu pai, diz Roberto, o caçula, diretor do quadro "Flora Encantada", do programa da Angélica. A única coisa que ele gostava mais eram os oito netos. Entre as personalidades internacionais entrevistadas por Hilton Gomes, destacam-se: Ginger Rogers, Roy Rogers, Nat King Cole, Sarah Vaughan, Silvana Pampanini e Jean Sablon. O jornalista faleceu aos 75 anos, em 17 de outubro de 1999.

Veja mais fotos de Hilton Gomes: Foto 01 Foto 02

BR Busca JS - Busca
Banco de Dados
Para uma resposta mais rápida, utilize aspas na consulta, exceto quando tiver dúvida com relação à grafia do nome
• fechar janela •