A

B

C

D

E

F

G

H

I

J

K

L

M

N

O

P

R

S

T

U

V

W

X

Y

Z

Ira Gershwin


Nascido no Brooklyn, Nova York, de ascendência israelita, irmão de George Gershwin, compositor da famosa ópera "Porgy and Bess", de 1935, baseada em temas negro-americanos. Ira fez quase todas as letras para as canções do irmão, que criou também, entre outros, os vários musicais para a Broadway, "The Man I Love", "An American in Paris" e "My One and Only", além da memorável "Rhapsody in Blue".

Ira foi registrado com o nome de Israel Gershovitz (o pai, após chegar aos Estados Unidos, "americanizou" o sobrenome para Gershwin, adotando-o oficialmente a partir de 1916. Ira recebeu o apelido de Mr.Words, enquanto George ficou conhecido como Mr. Music, um gênio na composição musical que faleceu prematuramente aos 39 anos de idade em Los Angeles, a 11 de julho de 1937. George encontrou em seu irmão Ira, dois anos mais velho, o parceiro ideal. E como Ira foi o único letrista de suas músicas, elas apresentam um equilíbrio só comparável ao da obra de Cole Porter, que escrevia letra e música.

Os irmãos Gershwin são símbolos da música popular norte-americana do século XX. Ira, o mais velho (1896-1983), era o mestre das palavras, compondo letras maravilhosas, enquanto George (1898-1937) fez partituras belíssimas; ambos protagonizaram a mais fértil parceria da história do cancioneiro norte-americano, produzindo temas que se tornaram imortais. Sua mais notável intérprete, Ella Fitzgerald, gravaria em 1959, "Ella Fritzgerald Sings the George and Ira Gershwin Songbook", onde também incluiria "Love is Here to Stay" e "Someone to Watch Over Me".

Vincente Minnelli ouviu a suite "An American in Paris" e teve a ideia de transformá-la em musical para o cinema. Foi até Ira, pedindo para usar o título. Ira fez melhor: disse que só liberava o título se junto fosse a música do irmão, George, que na época já estava morto. O resultado foi a produção "Sinfonia de Paris", um dos mais célebres musicais da história de Hollywood e detentor do Oscar de melhor filme de 1951. Ira faleceu aos 86 anos, em 17 de agosto de 1983.

Veja outra foto de Ira Gershwin

BR Busca JS - Busca
Banco de Dados
Para uma resposta mais rápida, utilize aspas na consulta, exceto quando tiver dúvida com relação à grafia do nome
• fechar janela •