A

B

C

D

E

F

G

H

I

J

K

L

M

N

O

P

R

S

T

U

V

W

X

Y

Z

Isabel Ribeiro


Artista de cinema, teatro e televisão, paulista da capital, de destaque nas telenovelas "Sol de Verão", "Sinal de Alerta", "Champagne" e "Duas Vidas", levadas ao ar pela Rede Globo. Em 1975, fez "O Grito", ao lado de Glória Menezes e Yoná Magalhães. Em "Sem Lenço, Sem Documento", novela da autoria de Mario Prata, trabalhou ao lado de Ney Latorraca e Arlete Sales, em 1977. Fez também a personagem Helena na minissérie "Parabéns Pra Você", na mesma emissora.

No cinema, Isabel Ribeiro estreou em 1969, no filme "Os Herdeiros", de Cacá Diegues e estrelado por Sérgio Cardoso e Odete Lara. Em 1967, atuou ao lado de Leila Diniz em "Todas as Mulheres do Mundo", sob a direção de Domingos de Oliveira. Em 1974, ganhou o prêmio Air France de melhor atriz por sua participação no filme "São Bernardo", adaptação do romance homônimo de Graciliano Ramos e dirigida por Leon Hirszman. Em 1976, ela protagonizava a prostituta Alma d'Alvelos em "Os Condenados" (de Zelito Viana). Também atuou em "Feliz Ano Velho" (1988, baseado no best-seller de Marcelo Paiva), "A Queda" (de Ruy Guerra) e "Parceiros da Aventura" (de José Medeiros).

No teatro, Isabel Ribeiro participou da peça infantil "Godspell", montada no Circo Esperança e dirigida por seu marido, Altair Lima, com quem teve três filhos. Fez ainda "Aos 50 anos ela Descobriu o Mar", no Teatro Aliança Francesa de São Paulo, e "Hoje é Dia de Rock". Com 29 anos de carreira, Isabel estreou pelas mãos de Augusto Boal, que a dirigiu em "A Mandrágora", em 1963. Antes, havia sido auxiliar de escritório, secretária, caixa numa camisaria, balconista e auxiliar de laboratório. Frustrada por não conseguir estudar psiquiatria, começou a frequentar o curso de interpretação do falecido ator Eugenio Kusnet. Longe das novelas e voltando a morar em São Paulo (Jundiaí), Isabel foi convidada a substituir a apresentadora Paula Dip, no programa "Panorama", pela TV Cultura.

Nascida Frederica Isabel Iatti Ribeiro, ela sonhava em ser médica e trabalhar em pesquisas. Descendente de uma pequena família de imigrantes poloneses, teve que abandonar os estudos antes de ingressar na faculdade e ir trabalhar para ajudar a família. A atriz detectou um pequeno tumor no seio quando gravava a novela "Helena", na TV Manchete, e morreu pouco mais de um ano depois. Nos últimos anos, afastada dos filmes e novelas, afirmou que queria dar um tempo, pois andava muito esgotada. Isabel Ribeiro faleceu aos 48 anos, em 13 de fevereiro de 1990.

Veja outra foto de Isabel Ribeiro

BR Busca JS - Busca
Banco de Dados
Para uma resposta mais rápida, utilize aspas na consulta, exceto quando tiver dúvida com relação à grafia do nome
• fechar janela •