A

B

C

D

E

F

G

H

I

J

K

L

M

N

O

P

R

S

T

U

V

W

X

Y

Z

Jackie Coogan


Artista de Hollywood famoso mundialmente por sua participação no filme "O Garoto" (The Kid), ao lado de Charles Chaplin, em 1921. Contava apenas com quatro anos de idade. Ainda na fase do cinema mudo, John Leslie Coogan Jr. fez "Oliver Twist" em 1922, no papel título. Seguiram-se "Tom Sawyer" em 1930 e "Huckelberry Finn" em 1931. Em 1959, trabalhou em "O Grande Chantagista" (The Big Operator, com Mickey Rooney), em 1965, apareceu ao lado de Elvis Presley em "Louco por Garotas" (Girl Happy) e, em 1969, "Detetive Marlowe em Ação" (Marlowe), estrelado por James Garner.

Coogan nasceu em Los Angeles, filho de John Henry Coogan, Jr., e Lillian Rita (Dolliver) Coogan. Começou sua carreira atuando no teatro Vaudeville e no cinema com um papel não creditado no filme de 1917 "Skinner's Baby". Charlie Chaplin o descobriu no Orpheum Theatre, em Los Angeles, um teatro de Vaudeville, apresentando o Shimmy (uma dança popular na época). O garoto adorava imitar Chaplin e encantado com a sua habilidade em fazê-lo, Chaplin o contratou.

Coogan se alistou no Exército dos Estados Unidos em março de 1941. Após o ataque a Pearl Harbor, ele solicitou a transferência para a Força Aérea do Exército dos Estados Unidos como piloto de planador, por causa de sua experiência em vôos civis. Depois de se graduar na escola de planador, foi nomeado oficial e se ofereceu para o Primeiro Comando Aéreo. Em dezembro de 1943, a unidade foi mandada para a Índia, participando com as tropas britânicas, os Chindits, sob o comando do general Orde Wingate, na campanha de Burma.

Na televisão, Jackie Coogan estrelou com sucesso a série "A Família Addams", ao lado de Carolyn Jones e Ted Cassidy e no papel do tio Fester, em 1964. Foi exibida com sucesso também no Brasil, pela TV Tupi. Coogan chegou a atuar em mais de 135 filmes e 850 episódios para a TV. O ator casou-se com Betty Grable durante a década de 30, quando a estrela encontrava-se no auge da carreira. Em 1938, apareceram juntos em "Jazz Academia", da Paramount. Jackie Coogan faleceu aos 69 anos, em 1º de março de 1984.

Veja outra foto de Jackie Coogan


Filmografia
1919: Dia de Prazer (A Day's Pleasure)
1921: O Garoto (The Kid)
1931: Mocidade Feliz (Huckleberry Finn)
1938: Jazz Academia (College Swing)
1957: Chorei por Você (The Joker is Wild).....Mais informações
1957: Judy, a Adolescente Perdida (Eighteen and Anxious)
1957: O Palhaço que Não Ri (The Buster Keaton Story).....Mais informações
1958: Por um Pouco de Amor (Lonely Hearts)
1959: O Grande Chantagista (The Big Operator)
1965: Louco por Garotas (Girl Happy).....Mais informações
1966: Sublime Loucura (A Fine Madness)
1969: Detetive Marlowe em Ação (Marlowe)
1976: Sherlock Holmes em Nova York (Sherlock Holmes in New York)
1976: Won Ton Ton, o Cachorro que Salvou Hollywood (Won TonTon, The Dog Who Saved Hollywood)
1982: O Pequeno Mágico (The Escape Artist)
1983: O Chaplin que Ninguém Viu (Unknown Chaplin)


BR Busca JS - Busca
Banco de Dados
Para uma resposta mais rápida, utilize aspas na consulta, exceto quando tiver dúvida com relação à grafia do nome
• fechar janela •