A

B

C

D

E

F

G

H

I

J

K

L

M

N

O

P

R

S

T

U

V

W

X

Y

Z


Artista de Hollywood famoso mundialmente por sua participação no filme "O Garoto" (The Kid), ao lado de Charles Chaplin, em 1921. Contava apenas com quatro anos de idade. Ainda na fase do cinema mudo, John Leslie Coogan Jr. fez "Oliver Twist" em 1922, no papel título. Seguiram-se "Tom Sawyer" em 1930 e "Huckelberry Finn" em 1931. Em 1959, trabalhou em "O Grande Chantagista" (The Big Operator, com Mickey Rooney), em 1965, apareceu ao lado de Elvis Presley em "Louco por Garotas" (Girl Happy) e, em 1969, "Detetive Marlowe em Ação" (Marlowe), estrelado por James Garner.

Coogan nasceu em Los Angeles no dia 26 de outubro de 1914, filho de John Henry Coogan, Jr., e Lillian Rita (Dolliver) Coogan. Começou sua carreira atuando no teatro Vaudeville e no cinema com um papel não creditado no filme de 1917 "Skinner's Baby". Charlie Chaplin o descobriu no Orpheum Theatre, em Los Angeles, um teatro de vaudeville, apresentando o Shimmy (uma dança popular na época). O garoto adorava imitar Chaplin e encantado com a sua habilidade em fazê-lo, Chaplin o contratou.

Coogan é lembrado por seu papel no clássico de Charlie Chaplin "O Garoto" e no papel-título de "Oliver Twist", dirigido por Frank Lloyd. Esses papéis o tornaram uma das primeiras estrelas mirins a serem fortemente comercializadas, em produtos como manteiga de amendoim, bonecos, discos, estatuetas e em diversos outros produtos. Ficou famoso por seu corte de cabelo e seu macacão velho, que foi amplamente imitado. Viajou intercionalmente e foi recebido por multidões. Muitos dos seus primeiros filmes estão perdidos ou indisponíveis, mas a Turner Classic Movies apresentou recentemente "The Rag Man" de 1925 em uma nova edição. Coogan tem uma estrela na Calçda da Fama em Hollywood em frente ao número 1654 da Vine Street, ao sul da Hollywood Boulevard.

Ele estudou até os dez anos de idade, depois foi para a Urban Military Academy e outras escolas preparatórias e em seguida várias faculdades, incluindo a University of Southern California. Em 1932 ele foi expulso da Santa Clara University por causa de notas baixas. Em 4 de maio de 1935, Coogan foi o único sobrevivente de um acidente de carro em San Diego que tirou a vida de seu pai e seu melhor amigo Junior Durkin, um ator infantil mais conhecido como Huckleberry Finn em dois filmes de 1930.

Em novembro de 1933, Brooke Hart, um amigo próximo de Coogan de Santa Clara University, foi sequestrado de uma loja de departamentos de propriedade de sua família em San Jose e foi levado para São Francisco. Depois de vários pedidos de resgate, a polícia prendeu Thurmond Thomas e John Holmes, em San Jose. Thurmond admitiu que Hart tinha sido assassinado na mesma noite em que foi sequestrado. Os dois homens foram então transferidos para uma prisão em San Jose, Califórnia. Mais tarde uma multidão invadiu o presídio e Thurmond e Holmes foram enforcados. Coogan foi acusado de ter sido um dos mandantes que preparou e realizou a forca.

Quando estrela infantil, Coogan ganhou aproximadamente 4 milhões de dólares (em valores atuais cerca de 40 milhões a 100 milhões de dólares), mas o dinheiro foi gasto por sua mãe, Lilian, e seu padrasto, Arthur Bernstein em extravagâncias, como casacos de peles, diamantes e carros. Coogan processou-os em 1938, mas com as despesas legais, ele só recebeu 126 mil dólares dos cerca de 250 mil restantes. Quando Coogan passou por tempos difíceis, Chaplin deu-lhe apoio financeiro. A batalha legal, entretanto, chamou a atenção para atores mirins e resultou na promulgação da California Child Actor's Bill, também conhecida como o Coogan Bill ou Coogan Act. Essa lei requer que o empregador reserve 15% dos ganhos da criança em um fundo, e codifica questões como escolaridade, jornada de trabalho e folga.

Coogan se alistou no Exército dos Estados Unidos em março de 1941. Após o ataque a Pearl Harbor, ele solicitou a transferência para a Força Aérea do Exército dos Estados Unidos como piloto de planador, por causa de sua experiência em voos civis. Depois de se graduar na escola de planador, foi nomeado oficial e se ofereceu para o Primeiro Comando Aéreo. Em dezembro de 1943, a unidade foi mandada para a Índia, participando com as tropas britânicas, os Chindits, sob o comando do general Orde Wingate, na campanha de Burma.

Na televisão, Jackie Coogan estrelou com sucesso a série "A Família Addams", ao lado de Carolyn Jones e Ted Cassidy e no papel do tio Fester, em 1964. Foi exibida com sucesso também no Brasil, pela TV Tupi. Coogan chegou a atuar em mais de 135 filmes e 850 episódios para a TV. O ator casou-se com Betty Grable durante a década de 30, quando a estrela encontrava-se no auge da carreira. Em 1938, apareceram juntos em "Jazz Academia", da Paramount. Jackie Coogan faleceu em consequência de uma parada cardíaca, aos 69 anos, em 1º de março de 1984.

Veja outra foto de Jackie Coogan


Filmografia
1919: Dia de Prazer (A Day's Pleasure)
1921: O Garoto (The Kid)
1922: Oliver Twist (idem)
1925: Roupa Velha (Old Clothes)
1927: O Jóquei (Johnny Get Your Hair Cut)
1927: O Corneteiro (The Bugle Call)
1927: Meu Comandante (Buttons)
1930: Jeca de Hollywood (Free and Easy)
1930: Aventuras de Tom Sawyer (Tom Sawyer)
1931: Mocidade Feliz (Huckleberry Finn)
1935: Perigo à Frente (Home on the Range)
1938: Jazz Academia (College Swing)
1939: Ela Prefere os Atletas (Million Dollar Legs)
1939: A Patrulha do Céu (Sky Patrol)
1953: Papai Não Quer (The Actress)
1956: À Borda da Morte (The Proud Ones)
1957: Chorei por Você (The Joker is Wild).....Mais informações
1957: Judy, a Adolescente Perdida (Eighteen and Anxious)
1957: O Palhaço que Não Ri (The Buster Keaton Story).....Mais informações
1958: Por um Pouco de Amor (Lonely Hearts)
1958: Escola do Vício (High School Confidential!)
1958: Mensagem do Planeta Desconhecido (The Space Children)
1959: Noite de Lua Minguante (Night of the Quarter Moon)
1959: A Noite dos Malditos (The Beat Generation)
1959: O Grande Chantagista/Sindicato de Vigaristas (The Big Operator)
1965: Louco por Garotas (Girl Happy).....Mais informações
1965: O Harém das Encrencas (John Goldfarb, Please Come Home!)
1966: Sublime Loucura (A Fine Madness)
1969: Detetive Marlowe em Ação (Marlowe)
1976: Sherlock Holmes em Nova York (Sherlock Holmes in New York)
1976: Won Ton Ton, o Cachorro que Salvou Hollywood (Won TonTon, The Dog Who Saved Hollywood)
1979: Experiências Humanas (Human Experiments)
1982: O Pequeno Mágico (The Escape Artist)
1983: O Chaplin que Ninguém Viu (Unknown Chaplin)
1984: O Depredador (The Prey)


BR Busca JS - Busca
Banco de Dados
Para uma resposta mais rápida, utilize aspas na consulta, exceto quando tiver dúvida com relação à grafia do nome
Jackie Coogan
  Se você gostou, compartilhe esta página no Facebook
• fechar janela •