A

B

C

D

E

F

G

H

I

J

K

L

M

N

O

P

R

S

T

U

V

W

X

Y

Z


Comediante de grande popularidade na televisão americana através da série "The Honeymooners", a partir de 1955. Em 1961, estreou "You're in the Picture" e, em 1966, voltava a apresentar a série anterior por mais quatro anos. Em 1983, participava do filme inglês produzido especialmente para a TV "Mr. Halpern and Mr. Johnson", ao lado de Laurence Olivier.

Filho de um auditor de seguros que desapareceu quando ele tinha oito anos de idade, Jackie abandonou o ginásio e começou a trabalhar como apresentador em boates. Mudou-se para Hollywood na década de 40 mas apenas em 1949 encontrou um lar e bons papéis na televisão. Após uma temporada como astro de "The life of Riley", tornou-se anfitrião de vários shows de variedades que duraram cerca de duas décadas.

Após o abandono de seu pai, Gleason foi criado por sua mãe. Quando ela morreu, em 1935, em consequência de uma infecção extensa no pescoço (que o jovem Jackie tentou curar), Gleason tinha apenas 19 anos, não tinha para onde ir e 36 centavos no bolso. A família de sua primeira namorada, Julie Dennehy, se ofereceu para hospedá-lo; Gleason, no entanto, era teimoso e insistiu que ele ia para o coração da cidade.

Seu amigo Sammy Birch abriu espaço para ele no quarto do hotel que dividia com outro comediante. Birch também lhe disse sobre um trabalho de uma semana em Reading, Pensilvânia, que pagaria US$ 19,00, um valor maior do que Gleason poderia imaginar. O empresário reservou seu lugar e a passagem de ônibus para a viagem descontada de seu salário. Este foi o primeiro trabalho de Gleason como comediante profissional, e ele passou a ter um trabalho regular em uma série de pequenos clubes depois disso.

Gleason era conhecido pelo público e pelos colegas como "The great", apelido que ele mesmo se deu quando iniciou a carreira como ator e declarou que seria o maior deles. Jackie era um grande bebedor, um grande gastador e um sujeito grande com seus mais de 100 kilos. Se transformou durante os anos 50 e 60 em um dos mais populares e bem pagos astros da TV americana.

Ele era conhecido por seu impetuoso estilo visual e verbal, exemplificado por seu personagem Ralph Kramden na série de televisão "The Honeymooners". Ao filmar os episódios com Electronicam, Gleason mais tarde pode lançar a série em syndication, e conquistou sua popularidade ao longo dos anos com novos públicos. Ele também desenvolveu "The Jackie Gleason Show", que teve a segunda maior classificação de audiência no país entre 1954-1955 e que ele produziu ao longo dos anos em variados locais, inclusive em Miami, Flórida, após se mudar para lá.

Entre seus papéis notáveis em filmes foram o de Minnesota Fats no drama vencedor do Oscar "Desafio à Corrupção" (co-estrelado por Paul Newman), e Buford T. Justice na série "Agarra-me se Puderes" a partir de 1977 até o início dos anos 1980, em que ele co-estrelou com Burt Reynolds.

No cinema ele não teve o mesmo sucesso e sempre desempenhou papéis secundários, mas chegou a ser indicado para o Oscar de melhor ator coadjuvante pelo papel em "Desafio à Corrupção", em 1961. Em 1978 se submeteu a uma cirurgia que lhe rendeu três pontes de safena e nos últimos anos de sua vida sofria também de diabetes e enfisema pulmonar. Gleason faleceu aos 71 anos, em 24 de junho de 1987.

Veja outra foto de Jackie Gleason


Filmografia
1941: Namoradas da Marinha (Navy Blues)
1941: Dois Irmãos e um Amor (Steel Against the Sky)
1941: Balas Contra a Gestapo (All Through the Night).....Mais informações
1942: Mulher Gângster (Lady Gangster)
1942: Vale a Pena Roubar? (Larceny, Inc.)
1942: Serenata Azul (Orchestra Wives)
1942: Minha Secretária Brasileira (Springtime in the Rockies)
1950: O Gavião do Deserto (The Desert Hawk).....Mais informações
1961: Desafio à Corrupção/A Vida é um Jogo (The Hustler).....Mais informações
1962: Gigot (dirigido por Gene Kelly, de uma peça francesa)
1962: Réquiem para um Lutador (Requiem for a Heavyweight)
1963: O Estado Interessante de Papai/O Estado Delicado de Papai (Papa's Delicate Condition).....Mais informações
1964: Quanto Vale um Homem (Soldier in the Rain, com Steve McQueen)
1968: Skidoo se Faz a Dois (Skidoo).....Mais informações
1969: Como Cometer um Casamento (How to Commit a Marriage).....Mais informações
1969: Que Sequestro Aéreo! (Don't Drink the Water)
1970: Uma Família Biruta (How Do I Love Thee?)
1977: Agarra-me se Puderes (Smokey and the Bandit)
1977: Mr. Billion (idem)
1980: Desta Vez te Agarro (Smokey and the Bandit, Part 2)
1982: O Brinquedo (The Toy, com Richard Pryor)
1983: Golpe de Mestre II (The Sting II, como Gondorff)
1983: Agora Você Não Escapa (Smokey and the Bandits III)
1986: Nada em Comum (Nothing in Common, com Tom Hanks)


BR Busca JS - Busca
Banco de Dados
Para uma resposta mais rápida, utilize aspas na consulta, exceto quando tiver dúvida com relação à grafia do nome
Jackie Gleason
  Se você gostou, compartilhe esta página no Facebook
• fechar janela •