A

B

C

D

E

F

G

H

I

J

K

L

M

N

O

P

R

S

T

U

V

W

X

Y

Z

Jacqueline Susann


Escritora norte-americana de grandes sucessos de livraria, é de sua autoria o romance "O Vale das Bonecas", lançado em 1966. Com 17 milhões de exemplares vendidos, foi transformado em filme estrelado por Suzan Hayward e Sharon Tate (Valley of the Dolls, 1967). Nascida em Filadelfia, seu pai era pintor famoso, tendo retratado John Kelly, pai de Grace, princesa de Mônaco. Atriz de destaque na Broadway antes de dedicar-se à literatura, Susann participou de 21 peças, entre as quais, "Banjo Eyes", "Jack Pot" e "Watch on the Rhine".

Casada com Irving Mansfield, importante produtor da televisão norte-americana, em 1946 nascia Guy Mansfield, seu filho que foi diagnosticado como portador do autismo. Obrigada a interná-lo numa instituição especializada, a escritora atravessou por grande tribulação. Em 1951, Susann chegou a conduzir um programa de entrevista na televisão americana. Voltou ao teatro em 1970, com a peça "A Louca de Chaillot", no mesmo papel interpretado no cinema por Katherine Hepburn. Na época, tornou-se amiga de Ethel Merman, a grande dama do teatro americano, e, segundo consta, existiu grande intimidade entre ambas.

Susann estreou na literatura com "Everynight, Josephine", onde ela descreve sua convivência com sua cadelinha de estimação. Em 1969, escreveu "A Máquina do Amor", outro best-seller também adaptado para o cinema. Quando terminou seu romance "Uma Vez só é Pouco" (Once is Not Enough) em 1972, Jackie ficou sabendo que tinha câncer. O livrou chegou ao primeiro lugar de vendas no ano seguinte, enquanto a saúde da escritora piorava, com a doença formando metástase no pulmão. Ela não tornou pública sua situação, fez uma derradeira visita ao filho Guy e internou-se no hospital em junho de 1974. Três meses depois veio a falecer e a notícia pegou a imprensa de surpresa, a ponto de se exigir a presença dos médicos, para que confirmassem a informação. No livro Guinness de Records, Jacqueline Susann está ao lado de Margareth Mitchell, autora de "...E o Vento Levou", como uma das escritoras mais famosas do mundo. Morreu aos 53 anos, em 22 de setembro de 1974.

Veja mais fotos de Jacqueline Susann: Foto 01 Foto 02

BR Busca JS - Busca
Banco de Dados
Para uma resposta mais rápida, utilize aspas na consulta, exceto quando tiver dúvida com relação à grafia do nome
• fechar janela •
Jacqueline Susann, autora do romance "O Vale das Bonecas" (1966)