A

B

C

D

E

F

G

H

I

J

K

L

M

N

O

P

R

S

T

U

V

W

X

Y

Z

James Dean


James Dean, nome artístico de James Byron Dean, nasceu na cidade norte-americana de Marion (Indiana) em 8 de fevereiro de 1931. Morreu num acidente de carro que interrompeu sua carreira no auge e o transformou em mito cultuado ainda hoje. Filho de um dentista, perdeu a mãe aos sete anos. Cresceu numa fazenda de Iowa e após concluir o secundário foi para Los Angeles, onde estudou no Santa Monica Junior College e na UCLA.

Como ator, integrou o grupo teatral de James Whitmore (veterano que reapareceu em "Um Sonho de Liberdade", como o bibliotecário da penitenciária Shawshank) e fez pontas em alguns filmes. Foi em Nova York, no entanto, que sua carreira decolou: assistiu a aulas no lendário Actors Studio, fez pontas na TV e duas peças na Broadway. A segunda, "The Immoralist" (1954), lhe valeu um teste na Warner.

Pouco tempo depois, já era um ídolo em todo o país. Quando dirigia seu Porsche rumo a Salinas, onde participaria de uma corrida, sofreu um acidente fatal que lhe tirou a vida. Inúmeros livros e filmes - como "O Espírito de James Dean" (1978), de James Bridges, e "James Dean, o Mito Sobrevive" (1982), de Robert Altman - dedicaram-se nas últimas décadas a analisar a personalidade do ator e o impacto de sua morte sobre milhões de fãs.

James Dean recebeu duas indicações ao Oscar de Melhor Ator, por "Vidas Amargas" (1955) e "Assim Caminha a Humanidade" (1956). Sua indicação por "Vidas Amargas" foi a 1ª indicação póstuma de um ator na história da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas. Sua indicação por "Assim Caminha a Humanidade" foi a 2ª. É o único ator a ter recebido mais de uma indicação póstuma ao Oscar na história da premiação. Atuou apenas como figurante em "O Marujo Vai na Onda", "Baionetas Caladas", "Sinfonia Prateada" e "Atalhos do Destino".

Teve insinuações a seu respeito publicadas somente após sua morte, em 1955. Biografias afirmam que ele atuava nos dois lados, com preferência pelos homens. Dizem que James Dean só participou de atos homossexuais para alavancar sua carreira, mas isso é bastante discutível. Ele certamente se envolveu em vários atos homossexuais, porém, ele é mais comumente visto como sendo bissexual. Ele vivia com um homem chamado Rogers Bracket e surgiram boatos que eles tinham um caso. Ele ajudou Jimmy a participar de uma peça teatral que o levou a "East of Eden". Ele uma vez afirmou a uma revista de fãs que ele não ia viver com uma mão amarrada nas costas, quando perguntado sobre sua sexualidade. O ator faleceu aos 23 anos, em 30 de setembro de 1955.

Veja mais fotos de James Dean: Foto 01 | Foto 02


Filmografia
1951: O Marujo Foi na Onda (Sailor Beware).....Mais informações
1951: Baionetas Caladas (Fixed Bayonets)
1952: Sinfonia Prateada (Has anybody seen my gal?)
1953: Atalhos do Destino (Trouble Along the Way)
1954: Vidas Amargas (East of Eden).....Mais informações
1955: Juventude Transviada (Rebel without a Cause).....Mais informações
1956: Assim Caminha a Humanidade (Giant).....Mais informações


BR Busca JS - Busca
Banco de Dados
Para uma resposta mais rápida, utilize aspas na consulta, exceto quando tiver dúvida com relação à grafia do nome
• fechar janela •
James Dean em "Vidas Amargas" (1954)