A

B

C

D

E

F

G

H

I

J

K

L

M

N

O

P

R

S

T

U

V

W

X

Y

Z

James Hunt


Piloto britânico de carros de corrida, foi campeão mundial de Fórmula 1 em 1976, transformando-se num dos símbolos da era romântica e irreverente desse tipo de competição. Conseguiu a vitória por apenas um ponto numa prova no Japão em que Niki Lauda, ainda traumatizado com o terrível acidente sofrido em Nurburgring, desistiu de correr numa perigosa pista molhada. É importante salientar que na metade do campeonato de 1976, Hunt tinha apenas 26 pontos e Lauda 52 (sem contar os descontos, conforme o Sistema de pontuação da Fórmula 1 da época). O acidente de Lauda em Nürburgring ajudou, deixando o austríaco fora de duas provas e com o desempenho abaixo do normal até o fim da temporada, mas é inegável o bom desempenho de Hunt, que vencendo 6 provas naquele ano, tornou-se campeão mundial.

Hunt quase não é lembrado seu ato de heroísmo, no acidente em que morreu Ronnie Peterson, quando retirou o piloto sueco do carro ainda em chamas. O padrinho na carreira esportiva de Hunt foi o lorde Alexander Hesketh, que, em 1971, decidiu patrociná-lo após testemunhar seu ótimo desempenho na Fórmula Ford. Hunt é considerado até hoje como o último piloto "romântico" da Fórmula 1. Uma foto clássica da Fórmula 1 mostra Hunt sentado em um carro com uma lata de cerveja em uma mão e um cigarro na outra, tendo uma linda garota ao seu lado. Esta foi a síntese do que foi James Hunt para a história da F1.

Depois de deixar as pistas, Hunt se tornou comentarista da TV inglesa. Durante a transmissão do Grande Prêmio do Japão de 1988, Hunt fez o seguinte comentário sobre Ayrton Senna, que estava na liderança da corrida debaixo de chuva: "A não ser que haja uma interferência de Deus, estamos olhando o novo campeão mundial". Hunt, então, passou a ser lembrado constantemente por essa declaração.

A cabeleira loira do piloto, a bela aparência e uma movimentada vida pessoal contribuíram muito para sua popularidade. Amigo de celebridades, como o ex-beatle George Harrison, Hunt também tornou-se famoso por suas noitadas, fumando e bebendo em excesso. Nos sete anos de Fórmula 1, Hunt conseguiu dez vitórias e 14 pole positions em 92 grandes prêmios. Em 1979, ao encerrar sua carreira nas pistas, abriu uma boate em Marbella, na Espanha. Casado duas vezes, também trabalhava como jornalista esportivo e comentarista na BBC de Londres. James Hunt faleceu aos 45 anos, em 15 de junho de 1993. O piloto morreu de ataque cardíaco em sua casa em Wimbledon, poucas horas depois de propor casamento a Helen Dyson.

BR Busca JS - Busca
Banco de Dados
Para uma resposta mais rápida, utilize aspas na consulta, exceto quando tiver dúvida com relação à grafia do nome
• fechar janela •