A

B

C

D

E

F

G

H

I

J

K

L

M

N

O

P

R

S

T

U

V

W

X

Y

Z


Galã de Hollywood desde a década de 30, contemplado com o Oscar por sua interpretação em "Núpcias de Escândalo", em 1940. Recebeu um outro, o Oscar honorário, por cinquenta anos de uma carreira artística de muitos sucessos. Ao todo, recebeu 5 indicações ao Oscar, na categoria de Melhor Ator, por suas atuações em "A Mulher Faz o Homem" (1939), "Núpcias de Escândalo" (1940), "A Felicidade Não Se Compra" (1946), "Meu Amigo Harvey" (1950) e "Anatomia de um Crime" (1959).

Alto, magro, cordial, dono de um gênio calmo, recusando-se a se aborrecer, emocionar ou mesmo excitar com o repentino sucesso menos de um ano após chegar à meca do cinema, em 1936. Nascido James Maitland Stewart em Indiana, Pennsylvania, no dia 20 de maio de 1908, James terminou a escola superior e matriculou-se no Princeton College, para estudar arquitetura. Fazendo parte do Charter & Tringles Clubs, com as representações anuais da escola, tornou-se perito no acordeom e na dança. Graduado e sem conseguir colocação de arquiteto, ele seguiu com vários colegas para a Companhia Stock de Falmouth, em Cape Cod.

Foi nessa ocasião que James descobriu que nunca tivera vocação para construir arranha-céus, seu desejo era ser ator. Estreou na peça "Good Bye Again" em Falmouth e, diante do sucesso, a montagem foi para Nova York, tendo a então desconhecida Margaret Sullavan no papel central. James fez diversas apresentações até ser convidado para um teste cinematográfico. O resultado foi nulo. Depois que sua peça "Divided by Three" encerrou sua temporada na cidade, o jovem ator encontrava-se sem dinheiro algum e sem perspectivas para o futuro. Nessa ocasião, recebe um telegrama da Metro Goldwyn Mayer, o estúdio vira seu teste e chamava-o a Hollywood imediatamente.

Jimmy embarcou naquela mesma noite, chegando com a exata quantia de oito dólares e 63 centavos, a roupa do corpo, além de uma coleção de gravatas e colarinhos. No dia seguinte, deram-lhe um pequeno papel em "Entre a Honra e a Lei". Na tarde desse mesmo dia fez sua primeira cena. Era muito simples e tudo o que tinha a fazer era atravessar a rua até a porta de um café. Mas a multidão de extras, o sol causticante, os refletores e as câmeras assustaram-no de tal modo que ele sentiu chumbo nos pés e mal conseguiu andar. Ao chegar à porta do café, esquecera todas as palavras do diálogo. Foi obrigado a repetir tudo e esse foi, conforme declarou mais tarde, o pior momento de sua vida.

Mas os chefes dos estúdios descobriram naquele rapaz desajeitado uma nova personalidade cinematográfica. Deram-lhe um contrato e colocaram-no em "Rose Marie", onde seu trabalho foi rápido mas expressivo. Seguiu-se depois o namorado de Jean Harlow em "Ciúmes". O diretor do filme, Clarence Brown, afirmaria depois que a cena em que James está no táxi, a espera de Jean, foi um dos mais notáveis exemplos de representação sutil e emotiva que o cinema apresentara. Cada dia Jimmy conquistava mais fãs. "Amemos Outra Vez", com Margaret Sullavan, foi um desempenho admirável.

Todos simpatizaram com o rapaz simplório de "Garota do Interior". Sua pergunta a Janet Gaynor: "levante o queixo", tornou-se famosa. Depois, ganhou o papel principal em "Volante Ciclone". Seguiu-se um papel pequeno mas importante em "Mulher Sublime", ao lado de Joan Crawford, onde novamente ele destinou um notável poder de emoção a seu personagem. Sua timidez infantil e seu sorriso de garoto logo o transformariam num dos grandes favoritos da tela. Nos difíceis momentos da Depressão, sua figura apareceu para fazer milhões de mulheres sonharem com ele, e ser a inspiração de milhões de homens.

No auge de sua carreira, era um dos principais atores do cinema norte-americano, embora alguns críticos dissessem que ele sempre interpretava James Stewart, o rapaz de cidade pequena. Mas por trás de seus maneirismos estavam anos de aperfeiçoamento de uma técnica que atores como Cary Grant e diretores como Ford e Hitchcock consideraram "formidável".

De descendência irlandesa, James Stewart faturava cerca de US$ 3 mil por semana como ator de cinema quando se alistou na Força Aérea dos EUA em 1941 para ganhar US$ 21 por mês. Ele terminou a guerra com três condecorações e o posto de coronel. Nunca abandonando o jeito de "herói relutante", Stewart recusou toda a publicidade que os militares pretendiam fazer em cima de sua carreira nas forças armadas e insistiu para ser tratado como qualquer outro soldado.

Ao receber o prêmio honorário em 1980, ele disse sobre si mesmo para uma audiência coalhada de estrelas. "Eu lhes dou James Stewart, um cara de muita sorte. Este prêmio amarra uma fita em volta de uma vida inteira em que me deixaram ser pago para fazer aquilo que mais gosto." Ainda na década de 80, quase surdo, ele liderou uma campanha contra os estúdios para tentar impedir a colorização dos filmes preto e branco, inclusive do clássico lançamento de Natal, "It'a a Wonderful Life", um dos seus maiores sucessos.

A morte de sua mulher, Gloria McLean, em fevereiro de 1994, afetou James Stweart imensamente. Depois disso, ele raramente foi visto deixando sua casa em Berverly Hills e sua saúde se deteriorou. Os amigos diziam que ele nunca se conformou. Eles haviam se casado em 1949 e tinham duas gêmeas, Judy e Kelly. Gloria, que também foi atriz, tinha um filho do primeiro casamento, Ronald, que foi morto na Guerra do Vietnam. Stweart sempre se referia a ele como "meu filho".

Stewart foi o primeiro astro do cinema a entrar para o serviço militar durante a 2ª Guerra Mundial. Serviu na Aeronáutica norte-americana, tendo sido recrutado um ano antes do ataque japonês a Pearl Harbor. Em 1959, já na reserva, foi nomeado brigadeiro. Graças aos diretores Frank Capra e Alfred Hitchcock, ele se tornou um dos mais memoráveis atores norte-americanos. "A Mulher Faz o Homem" o impulsionou à fama e a partir daquele momento, tornou-se um dos astros mais requisitados, participando em mais de 80 filmes. James Stewart faleceu em consequência de uma embolia pulmonar, aos 89 anos, em 2 de julho de 1997.

Veja outra foto de James Stewart


Filmografia
1935: Entre a Honra e a Lei (The Murder Man)
1936: No Limite da Velocidade (Speed)
1936: Nasci para Dançar (Born to Dance)
1936: A Comédia dos Acusados (After the Thin Man).....Mais informações
1936: Ciúmes (Wife vs. Secretary)
1936: Amemos Outra Vez (Next Time We Love)
1936: Rose Marie (idem)
1936: Garota do Interior (Small Town Girl)
1937: Sétimo Céu (Seventh Heaven)
1937: O Último Gangster (The Last Gangster).....Mais informações
1937: Volante Ciclone (Speed)
1937: Mulher Sublime (The Gorgeous Hussy).....Mais informações
1937: Juventude Valente (Navy Blue and Gold)
1938: Ingratidão (Of Human Hearts)
1938: O Último Beijo (The Shopworn Angel)
1938: Que Papai Não Saiba (Vivacious Lady)
1938: Do Mundo Nada se Leva (You Can't Take with You).....Mais informações
1939: A Mulher Faz o Homem (Mr. Smith Goes to Washington).....Mais informações
1939: A Loja da Esquina (The Shop Around the Corner).....Mais informações
1939: Atire a Primeira Pedra (Destry Rides Again)
1939: Folia no Gelo (Ice Follies of 1939)
1939: Nascidos para Casar (Made for Each Other)
1939: Que Mundo Maravilhoso (It's a Wonderful World)
1940: Tempestade D'Alma (Mortal Storm)
1940: Núpcias de Escândalo (The Philadelphia Story).....Mais informações
1940: A Vida é uma Comédia (No Time for Comedy).....Mais informações
1941: Ouro do Céu (Pot o' Gold)
1941: Pede-se um Marido (Come Live with Me).....Mais informações
1941: Este Mundo É Um Teatro (Ziegfeld Girl)
1946: A Felicidade Não se Compra (It's a Wonderful Life).....Mais informações
1947: Cidade Mágica (Magic Town)
1948: Festim Diabólico (Rope).....Mais informações
1948: Sublime Devoção (Call Northside 777).....Mais informações
1948: A Conquista da Felicidade (You Gotta Stay Happy).....Mais informações
1948: No Nosso Alegre Caminho (On Our Merry Way)
1949: Malaia (Malaya).....Mais informações
1949: Sangue de Campeão (The Sttraton Story).....Mais informações
1950: Flechas de Fogo (Broken Arrow).....Mais informações
1950: Meu Amigo Harvey (Harvey).....Mais informações
1950: Radiomania (The Jackpot).....Mais informações
1950: Winchester 73 (idem).....Mais informações
1951: Na Estrada do Céu (No Highway in the Sky)
1952: E O Sangue Semeou a Terra (Bend of the River).....Mais informações
1952: Dupla Redenção (Carbine Williams).....Mais informações
1952: O Maior Espetáculo da Terra (The Greatest Show on Earth)
1953: O Preço de Um Homem (The Naked Spur).....Mais informações
1953: Borrasca (Thunder Bay).....Mais informações
1954: Janela Indiscreta (Rear Window).....Mais informações
1954: Música e Lágrimas (The Glenn Miller Story).....Mais informações
1955: Um Certo Capitão Lockhart (The Man from Laramie).....Mais informações
1955: Comandos do Ar (Strategic Air Command).....Mais informações
1955: Região do Ódio (The Far Country).....Mais informações
1956: O Homem que Sabia Demais (The Man Who Knew Too Much).....Mais informações
1957: Passagem da Noite (Night Passage)
1957: Águia Solitária (The Spirit of St. Louis).....Mais informações
1958: Um Corpo que Cai (Vertigo).....Mais informações
1958: Sortilégio de Amor (Bell, Brook and Candle)
1959: Anatomia de um Crime (Anatomy of a Murder)
1959: A História do FBI (The FBI Story).....Mais informações
1960: O Homem que Destrói (The Mountain Road)
1961: Avião Foguete X-15 (X-15).....Mais informações
1961: Terra Bruta (Two Rode Together).....Mais informações
1962: O Homem que Matou o Fascínora (The Man Who Shot L.Valance).....Mais informações
1962: As Férias do Papai (Mr.Hobbs Takes a Vacation).....Mais informações
1963: A Conquista do Oeste (How the West Was Won).....Mais informações
1963: Papai Não Sabe Nada (Take Her, She's Mine)
1964: Minha Querida Brigitte (Dear Brigitte).....Mais informações
1964: Crepúsculo de Uma Raça (Cheyenne Autumn).....Mais informações
1965: Shenandoah (idem)
1965: O Vôo do Fênix (Flight of the Phoenix).....Mais informações
1966: Raça Brava (The Rare Breed).....Mais informações
1968: O Preço de Um Covarde (Bandolero!).....Mais informações
1968: O Último Tiro (Firecreek).....Mais informações
1970: Cheyenne (The Cheyenne Social Club).....Mais informações
1971: O Olho da Justiça (Fool's Parade).....Mais informações
1974: Isto Era Hollywood (That's Entertainment!).....Mais informações
1976: O Último Pistoleiro (The Shootist).....Mais informações
1977: Aeroporto 77 (Airport 77)
1978: A Arte de Matar (The Big Sleep).....Mais informações
1978: A Magia de Lassie (The Magic of Lassie)
1983: Direito de Morrer (Right of Way)


BR Busca JS - Busca
Banco de Dados
Para uma resposta mais rápida, utilize aspas na consulta, exceto quando tiver dúvida com relação à grafia do nome
James Stewart
  Se você gostou, compartilhe esta página no Facebook
• fechar janela •