A

B

C

D

E

F

G

H

I

J

K

L

M

N

O

P

R

S

T

U

V

W

X

Y

Z

Jean Sablon


Cantor e compositor francês, célebre pelas elegantes interpretações de canções populares com sua voz melodiosa de barítono. Considerado o Bing Crosby francês, encantou plateias na Europa e Estados Unidos, tendo realizado diversas turnês, inclusive no Brasil, onde chegou a se apresentar no Cassino da Urca. Filho do compositor Adelmar Sablon e com a influência de seus irmãos Marcel, André e Germaine compositores os primeiros, e destacada cantora de cabaret a última, Jean Sablon, conhecido desde o começo de seu portentosa carreira artística como "O Rei dos cantores franceses", estudou piano no Liceo Charlemagne e, antes de graduar-se, se inscreveu no renomado Conservatório de Paris com a finalidade de ampliar seus conhecimentos musicais e se dedicar à atividade onde destacaria fundamentalmente, como vocalista da "canção do bulevar".

Sablon fez sua estreia numa opereta parisiense em 1923, e a partir de 1931 transformou-se num dos mais procurados cantores de cabaré e music-hall. Permaneceu nos Estados Unidos durante a II Guerra Mundial e, ao regressar a Europa em 1945, foi criticado por seu estilo americanizado. Mas, com seu inseparável bigodinho fino e bem aparado, reconquistou o público francês interpretando as românticas canções de seu repertório. Jean Sablon, durante sua estadia nos Estados Unidos, aprendeu dos crooners desse país o uso do microfone como elemento indispensável para ampliar o som, e assim poder chegar até a profundidade do palco. Ele, em 1933, demonstrou que não bastava a potência da expressão oral para comunicar com a multidão, era necessário, na cena, o uso deste importante instrumento e, desta maneira foi sua precursor nos palcos da atuação francesa.

Sablon viveu no Brasil e Argentina onde popularizou melodias que ainda permanecem na memória "Vous, qui passez sans me voir", "Ma mie", "Rendez-vous, sous a pluie", "Je atire ma reverance", "Ces petites choses", "Lhe doux caboulot" e J´attendrai", entre outras. Sua última apresentação no Rio de Janeiro aconteceu em 1983, dois anos após comemorar seu 75º aniversário com um show no Lincoln Center em Nova York. Jean Sablon faleceu aos 88 anos, em 24 de fevereiro de 1994.

BR Busca JS - Busca
Banco de Dados
Para uma resposta mais rápida, utilize aspas na consulta, exceto quando tiver dúvida com relação à grafia do nome
• fechar janela •