A

B

C

D

E

F

G

H

I

J

K

L

M

N

O

P

R

S

T

U

V

W

X

Y

Z


Comediante norte-americano nascido no Brooklyn, Nova York, em 10 de fevereiro de 1893, estreou num pequeno teatro do East Side aos 17 anos. Sua característica principal era o enorme nariz, com o qual roubava as cenas nas comédias de Buster Keaton nos anos 30 ("The Passionate Plumber"/1932, "Speak Easily"/1932, "Entre Secos e Molhados"/1933). James Francis Durante, ao longo de seus 62 anos de carreira, tocava piano e cantava em diversas comédias musicais, fazendo par romântico com Alice Faye ("George White's Scandal"/1934, "Sally, Irene & Mary"/1938). Foi um dos mais populares artistas norte-americanos dos anos 1920 até os anos 1970.

Trabalhou com os grandes astros de Hollywood, atuando ao lado de Shirley Temple em "Miss Broadway"; com Bette Davis em "Satã Janta Conosco", com Van Johnson em "Duas Garotas e um Marujo", com June Allyson em "Música para Milhões", com Peter Lawford em "Rouxinol Mentiroso", "Aconteceu no Brooklyn" e "Numa Ilha com Você" e com Doris Day em "A Mais Querida do Mundo".

Jimmy Durante nasceu em Lower East Side, um bairro na parte sudeste da cidade de Nova York localizado em Manhattan, era o caçula de quatro filhos de Rosa e Bartolomeo Durante, imigrantes de Salerno, Itália. Começou sua carreira artística nos velhos tempos de vaudeville, quando tinha apenas 17 anos de idade. De noite, trabalhava num pequeno teatro do East Side de Nova York e de madrugada, atuava como pianista num bar de Coney Island. Fazia um pouco de tudo, inclusive cantar, coisa que muitos poucos, com voz tão frágil e rouca, ousariam num época em que Al Jolson brilhava nos palcos da Broadway.

Em 1916, formou um quinteto instrumental, ele como líder, arranjador e pianista. Cinco anos mais tarde, com os amigos Eddie Jackson e Lou Clayton, fundou o Club Durante, casa noturna que se propunha a oferecer "a mais louca variedade de entretenimento de Nova York". Embora Eddie e Lou também fossem comediantes, tanto a loucura como a variedade corriam mesmo por conta de Durante. Foi Lou Clayton quem lhe deu o apelido com que os amigos íntimos sempre o trataram: Schnozzola. Outro apelido, que só durou enquanto ele fazia do piano o seu número principal, diz do tipo de música que mais o atraia: Ragtime Jimmy.

Mas o teatro e o cinema, mais tarde, acabariam fazendo-o trocar a música instrumental sincopada por canções de circunstância. Cole Porter escreveu algumas para ele cantar em "The New Yorkers", musical que estreou na Broadway em 08 de dezembro de 1930. Florenz Ziegfeld exigiu que seus compositores criassem números especiais para Jimmy cantar, durante as apresentações de "Show Girl". Em 1930 mudou-se para Hollywood e por mais de 30 anos apareceu em dezenas de filmes, entre eles "Pernas de Perfil" (1932), "Salve-se Quem Puder!" (1932), e "Entre Secos e Molhados" (1933), todos sucessos financeiros, servindo como um trampolim para a sua carreira.

Durante abandonou a escola na oitava série para se tornar um pianista de ragtime em tempo integral. Ele tocou pela primeira vez com seu primo, cujo nome também era "Jimmy Durante." Mas ele era muito profissional para seu primo. Ele continuou trabalhando no circuito de piano bar da cidade e ganhou o apelido de "Ragtime Jimmy", antes de se juntar uma das primeiras bandas de jazz em Nova York, a Original New Orleans Jazz Band. Durante era o único membro que não era de New Orleans. Seu costume de iniciar uma canção com uma piada, tendo a banda ou orquestra com uma pontuação depois de cada linha, tornou-se uma marca registrada de Durante. Em 1920, o grupo passou a se chamar Jimmy Durante's Jazz Band.

Durante foi o artista que mais atuou ao vivo na televisão americana na década de 50 e na década seguinte, voltando à evidência ao estrelar o filme "Deu a Louca no Mundo", ao lado de Spencer Tracy. Fez também "Um País sem Música" em 1937. A primeira esposa de Durante, Jeanne, morreu em 1943. Casou-se depois com Marjorie Little, depois de 16 anos de namoro, quando ela tinha 39 e ele 67. Marjorie trabalhou com ele no Copacabana. Durante e sua segunda esposa adotaram uma menina, Cecelia Alicia, no dia de Natal de 1961. Durante tinha verdadeira adoração por "CeCe", até sua morte. Durante faleceu aos 86 anos, em 29 de janeiro de 1980.

Há uma história maravilhosa a respeito de Jimmy Durante, um dos grandes comunicadores da geração passada. Ele foi convidado a participar de uma apresentação para os veteranos da Segunda Guerra Mundial. Jimmy disse que sua agenda estava lotada. Poderia estar lá por apenas alguns minutos. Só iria à apresentação caso pudesse fazer um curto monólogo e sair imediatamente para o compromisso seguinte. Evidentemente, o diretor concordou, satisfeito. Porém, enquanto Jimmy estava no palco, aconteceu uma coisa interessante. Ele terminou o curto monólogo e continuou no lugar. Os aplausos eram cada vez mais intensos, e ele não se afastou dali. Passaram-se 15 minutos, 20, 30. Finalmente, ele curvou o corpo em sinal de agradecimento e saiu do palco. Nos bastidores, alguém o parou e disse:
- Pensei que você tivesse de ir embora logo. O que houve?
- E eu precisava ir mesmo – Jimmy respondeu -, mas posso mostrar-lhe porque fiquei. Vai entender se olhar para a primeira fila.
Na primeira fila, havia dois homens. Ambos haviam perdido um braço na guerra. Um perdera o direito, e o outro, o esquerdo. Juntos, conseguiam bater palmas, e era exatamente o que estavam fazendo: batendo palmas com força e gritando de entusiasmo.

Veja outra foto de Jimmy Durante


Filmografia
1930: O Repórter Audacioso (Roadhouse Nights)
1931: Melodia Cubana (The Cuban Love Song)
1931: O Homem da Nota (New Adventures of Get Rich Quick Wallingford)
1932: E o Mundo Marcha (The Wet Parade)
1932: O Falso Presidente (The Phantom President)
1932: Salve-se Quem Puder! (The Passionate Plumber)
1932: Pernas de Perfil (Speak Easily)
1932: Princesa da Broadway (Blondie of the Follies)
1933: Além do Inferno (Hell Below)
1933: Da Broadway a Hollywood (Broadway to Hollywood)
1933: Entre Secos e Molhados (What! No Beer?)
1933: Viva o Barão (Meet the Baron)
1934: Escândalos da Broadway (George White's Scandals)
1934: Dinamite... e Nada Mais! (Strictly Dynamite)
1934: Festa de Hollywood (Hollywood Party)
1934: Folias de Estudante (Student Tour)
1935: Carnaval da Vida (Carnival)
1937: Um País sem Música (Land Without Music)
1938: Miss Broadway (Little Miss Broadway)
1938: Mocidade Gloriosa (Start Cheering)
1938: Três Moças Sabidas (Sally, Irene and Mary)
1940: Valentia Adquirida (Melody Ranch)
1941: Pode Ser... Ou Está Difícil? (You're in the Army Now)
1942: Satã Janta Conosco (The Man Who Came to Dinner)
1944: Duas Garotas e Um Marujo (Two Girls and a Sailor)
1944: Música para Milhões (Music for Millions).....Mais informações
1946: Rouxinol Mentiroso (Two Sisters from Boston)
1947: Saudade de Teus Lábios (This Time for Keeps)
1947: Aconteceu no Brooklyn (It Happened in Brooklyn)
1948: Numa Ilha com Você (On an Island with You)
1954: O Prefeito se Diverte (Beau James).....Mais informações
1961: O Juízo Universal (Il giudizio universale)
1962: A Mais Querida do Mundo (Billy Rose's Jumbo)
1963: Deu a Louca no Mundo (It's a Mad, Mad, Mad, Mad World).....Mais informações
1966: Alice no País dos Espelhos (Alice Through the Looking-Glass)
1969: Frosty: O Boneco de Neve (Frosty the Snowman) - Narração


BR Busca JS - Busca
Banco de Dados
Para uma resposta mais rápida, utilize aspas na consulta, exceto quando tiver dúvida com relação à grafia do nome
Jimmy Durante
  Se você gostou, compartilhe esta página no Facebook
• fechar janela •