A

B

C

D

E

F

G

H

I

J

K

L

M

N

O

P

R

S

T

U

V

W

X

Y

Z

João Nogueira


Cantor, compositor e sambista nascido no Méier, zona norte do Rio de Janeiro, integrante da ala dos compositores da Escola de Samba da Portela e a partir de 1971, com o samba "Sonho de Bamba". Fundador da Escola de Samba Tradição. Importante intérprete de Noel Rosa, Paulinho da Viola, Martinho da Vila, Élton Medeiros, Cartola e Nelson Cavaquinho, João aprendeu tocar violão de ouvido e com quinze anos já compunha com sua irmã, a também compositora Gisa Nogueira.

Com 29 anos, em 1970, João estreou profissionalmente, quando Elizeth Cardoso gravou sua música "Corrente de Aço", graças à apresentação de Paulo Valdez, compositor e filho da cantora. Logo no início da carreira, passou a ser conhecido pelo suingue peculiar que costumava emprestar às métricas das músicas que cantava. Como compositor, teve músicas gravadas por intérpretes como Elis Regina, Clara Nunes, Beth Carvalho e Alcione. Em 1979, com Alcione, Martinho da Vila e Beth Carvalho, criou o Clube do Samba, com o objetivo de preservar e divulgar a cultura carioca.

Na década de 90, João gravou quatro discos ("Além do Espelho", de 1992; "Parcerias", de 1994; "Chico Buarque", de 1996; e "João de Todos os Sambas", de 1998), sempre reforçando e renovando a cultura sambística através de suas interpretações, recheadas de carioquismo, malícia e ritmo. João Nogueira faleceu aos 58 anos, em 5 de junho de 2000.

Veja outra foto de João Nogueira

BR Busca JS - Busca
Banco de Dados
Para uma resposta mais rápida, utilize aspas na consulta, exceto quando tiver dúvida com relação à grafia do nome
• fechar janela •