A

B

C

D

E

F

G

H

I

J

K

L

M

N

O

P

R

S

T

U

V

W

X

Y

Z

João Jorge Saad


Empresário descendente de imigrantes sírios, fundou a Rede Bandeirantes de Televisão em 1967. Saad, que abandonou a escola nos últimos anos do ensino fundamental e foi vender cortes de tecidos pelo interior paulista a bordo de um Ford 1929, passou a dirigir a Rádio Bandeirantes em 1948. A emissora era de propriedade do sogro, o ex-governador de São Paulo Adhemar de Barros que, em troca de apoio a campanhas eleitorais, passou-a em seu nome. Sobre ela, o filho do comerciante Jorge Saad, de Damasco, na Síria, que desembarcou no Brasil no começo do século, construiu a Rede Bandeirantes, uma das maiores do País.

Saad começou a trabalhar cedo no comércio do pai, na esquina da rua 25 de Março com a ladeira Porto Geral. Quando completou 21 anos, passou a percorrer o País como caixeiro-viajante. Em 1º de julho de 1948, João Saad assumiu a Rádio Bandeirantes. Com a PRH-9 , ele daria início ao que viria a se tornar o Grupo Bandeirantes. Quando já possuía uma cadeia de rádio, inaugurou a TV Bandeirantes, canal 13 de São Paulo, em 13 de maio de 1967. Nos anos 70 estaria montada a Rede Bandeirantes, emisssora importante para o Brasil principalmente para o esporte brasileiro, também atuou como empresário no setor imobiliário e agropecuário.

Entre histórias curiosas da empresa sob seu comando está o incêndio que destruiu os estúdios da emissora justamente no dia em que as redes de televisão do mundo todo transmitiam os preparativos para o lançamento da nave Apollo 11 rumo à Lua, em 1969. No entanto, a corrida espacial permitiu que a TV Bandeirantes fosse a primeira a transmitir por satélite no País, em 1975. A mulher de Saad, Maria Helena de Barros, filha de Adhemar de Barros, morreu em 1996, deixando cinco filhos e doze netos. João Jorge Saad faleceu aos 80 anos, em 10 de outubro de 1999.

BR Busca JS - Busca
Banco de Dados
Para uma resposta mais rápida, utilize aspas na consulta, exceto quando tiver dúvida com relação à grafia do nome
• fechar janela •