A

B

C

D

E

F

G

H

I

J

K

L

M

N

O

P

R

S

T

U

V

W

X

Y

Z

Joaquim Pedro Andrade


Cineasta carioca de prestígio, um dos expoentes do Cinema Novo brasileiro, responsável pelo filme "Macunaíma", da obra de Mario de Andrade, de 1969, um sucesso internacional. Celebrado como uma produção tropicalista, teve nos principais papéis Grande Otelo, Paulo José, Diná Sfat e Jardel Filho. Formado em física no final da década de 50, Joaquim abandonou a carreira científica para dedicar-se às telas. Realizou um dos sonhos do Cinema Novo, atingindo o grande público sem abrir mão da linguagem fragmentada e da narrativa cheia de alegoria e transformando-se num dos maiores êxitos da década de 60.

Joaquim Pedro Andrade recebeu os prêmios Air France, o Golfinho de Ouro e o Gran Condor no Festival Internacional de Mar Del Plata. Em 1962, foi lançado "Cinco Vezes Favela", filme formado por quatro episódios e um curta-metragem, "Couro de Gato", da autoria de Joaquim Pedro. Era o melhor trecho da fita, um poema fotografado sobre meninos de morro que roubam gatos de madames. O carnaval está próximo e o couro dos bichanos vai virar tamborim.

Em 1963, fez "Garrincha, Alegria do Povo", com narração de Heron Domingues, premiado no Festival de Cinema de Cortina D'Ampezzo, Itália, tendo usado nesse documentário o arquivo da Herbert Richers e TV Tupi. No Festival do Cinema Brasileiro em Brasília, em 1975, seu filme "Guerra Conjugal" foi escolhido como melhor produção e ele, como melhor diretor. Dirigiu também "O Padre e a Moça" em 1965 (considerado um dos clássicos do autor), "Os Inconfidentes" em 1972, "Contos Eróticos" em 1979 (em quatro episódios, sendo "Vereda Tropical", sob sua direção, o melhor deles) e "O Homem do Pau Brasil" em 1982. Planejava filmar "Casa Grande & Senzala" antes de morrer. Em seu disco, "A Fábrica do Poema", Adriana Calcanhoto homenageia o cineasta ao musicar uma entrevista sua, onde ele explicava por que fazia cinema. "Por que Você Faz Cinema?" é um dos momentos fortes do disco. Andrade faleceu aos 57 anos, em 10 de setembro de 1988.

BR Busca JS - Busca
Banco de Dados
Para uma resposta mais rápida, utilize aspas na consulta, exceto quando tiver dúvida com relação à grafia do nome
• fechar janela •