A

B

C

D

E

F

G

H

I

J

K

L

M

N

O

P

R

S

T

U

V

W

X

Y

Z


Ator de televisão e cinema, estrelou o programa de comédia na televisão "Saturday Night Live", produzido em Nova York a partir de 1975 e de grande audiência no vídeo americano (vide biografia de Gilda Radner). Muito popular por uma comicidade inteligente, Belushi destacou-se por sua participação em "Os Irmãos Cara de Pau", em 1974 e encerrou a carreira em 1981, atuando em "Estranhos Vizinhos". Era irmão do ator James Belushi.

Descendente de imigrantes albanianos, Belushi nasceu e cresceu em Chicago, nos EUA, em 24 de janeiro de 1949. Em 1971, Belushi juntou-se a um grupo de comediantes de Chicago e, um ano mais tarde, graças a sua imitação do cantor Joe Cocker, apresentou-se no espetáculo "The National Lampoon's Lemmings", uma paródia de Woodstock. Em seguida, de 1974 a 1975, comandou um famoso programa humorístico de rádio nos EUA, chamado "The National Lampoon's Radio Hour".

O passo seguinte de Belushi foi juntar-se ao elenco do "Saturday Night Live". Durante os quatro anos seguintes, em que permaneceu no show, Belushi alcançou fama nacional e, entre seus inúmeros personagens memoráveis, figuram o Samurai Futaba e 'Joliet' Jake Blues. Fundada por John Belushi e Dan Aykroid, em 1978, a banda The Blues Brothers era formada por respeitáveis músicos de rhythm and blues, além é claro, de Jake e Elwood Blues, respectivamente, John e Dan.

Originalmente, criada apenas para um quadro musical no "Saturday Night Live", a banda acabou gravando um álbum chamado Briefcase Full of Blues (1978), que alcançou o número 1 na parada da Billboard. Embalados pelo sucesso, a banda seguiu fazendo shows e lançando discos, até a morte de Belushi, em 1982. Anos mais tarde, em mais de uma ocasião, Aykroid voltaria a reunir a banda, para realizar novos shows.

O ator faleceu aos 33 anos, em 5 de março de 1982. Belushi foi encontrado morto em seu bangalô, no Chateau Marmont, um hotel na cidade de Los Angeles. A causa da morte foi um speedball, uma injeção combinada de cocaína e heroína. Na noite de sua morte, Belushi foi visitado por vários amigos, incluindo celebridades como Robin Williams (também viciado em drogas) e Robert De Niro. Sua morte foi investigada pelo patologista forense Dr. Ryan Norris, que concluiu que a causa da morte havia sido uma overdose acidental.

A vida de John Belushi foi retratada no livro de 1984 Wired: The Short Life and Fast Times of John Belushi do jornalista Bob Woodward. Muitos amigos e parentes de Belushi, incluindo sua esposa Judy, Dan Aykroyd e James Belushi concordaram em falar para produzir o livro. Mais tarde o livro foi adaptado em filme do mesmo nome, com Michael Chiklis no papel de Belushi. Amigos e familiares boicotaram o filme, que tomou muitas fases do livro eo transformou em um drama de fantasia não-linear. Se tornou um grande fracasso comercial. Sua viúva casou-se novamente e agora é Judith Belushi Pisano. Co-escreveu com Tanner Colby, o livro Belushi: A Biography, que contém várias imagens e entrevistas, e publicado em 2005.


Filmografia
1975: A Vergonha da Selva (Tarzoon, la honte de la jungle) - voz
1978: Com a Corda no Pescoço (Going South)
1978: Clube dos Cafajestes (National Lampoon's Animal House).....Mais informações
1979: 1941 - Uma Guerra Muito Louca (1941)
1980: Os Irmãos Cara de Pau (The Blues Brothers).....Mais informações
1981: Brincou com Fogo... Acabou Fisgado (Continental Divide)
1981: Estranhos Vizinhos (Neighbors)


BR Busca JS - Busca
Banco de Dados
Para uma resposta mais rápida, utilize aspas na consulta, exceto quando tiver dúvida com relação à grafia do nome
John Belushi
  Se você gostou, compartilhe esta página no Facebook
• fechar janela •