A

B

C

D

E

F

G

H

I

J

K

L

M

N

O

P

R

S

T

U

V

W

X

Y

Z

John Denver


Cantor e compositor americano, seu nome de batismo era Henry John Deutschendorf Jr. Em homenagem à capital do Colorado e às suas Montanhas Rochosas, escolheu John Denver. Magro, cabelos louros, olhos azuis, rosto redondo e finíssimos óculos de aros dourados, conquistou a fama com canções como "Seasons of the Heart", "Shanghai Breezes", "How Can I Leave you Again" e "Perhaps Love", esta última gravada com Placido Domingo. Filho de um tenente-coronel da Força Aérea americana, Henry John, Denver passou praticamente toda a sua infância acompanhando as transferências de seu pai, um recordista mundial em testes de aviação militar. Sem raízes, cresceu também sem muitas ambições, e apenas desejava, um dia, ser piloto. A mãe contudo, preferia que ele vivesse em terra.

E, para desviar seu interesse dos jatos, deu-lhe quando tinha 13 anos, uma velhíssima guitarra de doze cordas fabricada em 1910. Como catalisador, foi o suficiente. Em 1963, Denver deciadia abandonar, no último ano, o curso de arquitetura da Universidade de Tecnologia do Texas e passou a se dedicar exclusivamente à música. Por algum tempo participou do Ted Mitchell Trio, até que, em 1969, uma de suas composições, "Leaving on a Jet Plane", inspirada nas seguidas viagens de sua família, atingiu as paradas de sucesso na voz do grupo Peter, Paul and Mary.

Denver desenvolveu carreira de sucesso como cantor e compositor, e uma trajetória menor como ator. Em 1994, escreveu uma autobiografia, chamada Take Me Home. Em 1970, mudou-se para Aspen, Colorado, logo após seu primeiro sucesso: "Leaving on a Jet Plane". John Denver não foi reconhecido apenas por sua qualidade como músico, mas também por seu trabalho humanitário, em projetos de conservação de fauna, no Alasca, assim como em iniciativas contra a fome na África.

A partir daí, Denver prosseguiu sozinho. Em fins de 1972, produziu e dirigiu um filme impecável sobre os carneiros selvagens das Montanhas Rochosas. E a trilha sonora, gravada no LP "Rocky Mountain High", incluiu-se entre os dez melhores discos do ano nos Estados Unidos. Tornou-se um dos maiores vendedores de discos do país, lançando sucessos como o LP "Poems, Prayers and Promises", de 1971. Faleceu aos 53 anos, em 12 de outubro de 1997. John Denver teve duas paixões em sua vida: cantar e voar. Piloto experiente, possuiu e pilotou seus próprios aviões, entre os quais modelos Lear Jet, mas também outros, com os quais praticava voos acrobáticos. E foi justamente a paixão pelo voo que lhe tirou a vida nas águas do mar da Califórnia em 12 de outubro de 1997, quando pilotava seu avião feito em fibra de vidro, marca Rutan, modelo Long-EZ. A imprensa publicou versões inconsistentes e contraditórias para explicar a causa do acidente, que na verdade resultou da conjugação de muitos fatores, como costuma acontecer na maioria dos acidentes com aviões.

Veja outra foto de John Denver

BR Busca JS - Busca
Banco de Dados
Para uma resposta mais rápida, utilize aspas na consulta, exceto quando tiver dúvida com relação à grafia do nome
• fechar janela •