A

B

C

D

E

F

G

H

I

J

K

L

M

N

O

P

R

S

T

U

V

W

X

Y

Z


John Hodiak nasceu em Pittsburgh, Pensilvânia, em 16 de abril de 1914, e ficou famoso atuando no rádio e no cinema. Filho de Walter Hodiak e Anna Pogorzelec, descendente de ucraniano e polonês. Ele cresceu em Hamtramck, Michigan, um subúrbio de Detroit. Hodiak teve sua primeira experiência teatral aos 11 anos de idade, atuando em peças na Igreja Católica Ucraniana. A partir de sua primeira participação numa peça de teatro, ele resolveu se tornar ator. Integrante de um time de baseball em sua cidade, lhe ofereceram um contrato com um clube e ele recusou a oferta.

Quando Hodiak fez um teste para uma emissora de rádio, foi rejeitado por causa de seu sotaque. Ele arranjou emprego como caddy num campo de golfe de Detroit, e trabalhou na fábrica de automóveis da Chevrolet. Enquanto isso, praticava sua dicção. Quando superou o obstáculo da pronúncia, ele se tornou um ator de rádio e se mudou para Chicago. Lá Hodiak criou o papel do personagem de quadrinhos Li'l Abner no rádio. Hodiak também ganhou o papel de McCullough na novela de rádio "Girl Alone". Depois de um curto período no exército, Hodiak chegou em Hollywood em 1942 e assinou um contrato com a MGM. Ele se recusou a mudar seu nome, dizendo: "Eu gosto do meu nome. Parece comigo."

Em 1953, Hodiak foi para Nova York e fez sua estreia na Broadway em "The Chase". A peça foi um fracasso, mas sua estrela recebeu fantásticas críticas. Ele, então, deu origem ao papel do Tenente Maryk na produção da peça "The Caine Mutiny Court Martial" de Herman Wouk, adaptação de seu romance "The Caine Mutiny" de Paul Gregory. A peça permaneceu em cartaz por dois anos e a atuação de Hodak trouxe-lhe notoriedade nacional. Quando o show terminou após a sua turnê nos EUA, Hodiak começou a trabalhar no filme "A Fúria dos Justosl" (1955) da MGM, interpretando o advogado de acusação. Quando terminou, ele deu vida ao Major Ward Thomas em "No Limiar do Espaço" (1956), da 20th Century Fox.

Hodiak então chamou a atenção do diretor Alfred Hitchcock e, a título de empréstimo para a 20th Century Fox, surgiu como um grande astro do cinema em "Um Barco e Nove Destinos" (1944), contracenando com Tallulah Bankhead. Outros papéis importantes se seguiram, como o de Major Joppolo em "Um Sino para Adano" (1945), ao lado de Gene Tierney.

Hodiak casou-se com a atriz Anne Baxter em 7 de julho de 1946, e divorciaram-se 27 de janeiro de 1953. Eles tiveram uma filha, Katrina Hodiak, nascida em 9 de julho de 1951. Hodiak era um frequentador assíduo do famoso King Ranch em Kingsville, Texas. Ele e outros eram convidados de Zachary Scott, cuja irmã tinha casado com um membro da família de fazendeiros.

Aos 41 anos, em 19 de outubro de 1955, Hodiak sofreu um ataque cardíaco no banheiro da casa que ele construiu para seus pais. Ele estava de barbeando para ir ao estúdio completar suas cenas no filme "No Limiar do Espaço". Posteriormente, foi decidido que seu desempenho era o suficiente para o lançamento do filme. Na sua curta vida Hodiak participou em mais de 30 filmes. Hodiak tem uma estrela na Calçada da Fama de Hollywood na 6101 Hollywood Boulevard, por seu trabalho em rádio.


Filmografia
1943: Ilustre Incógnito (A Stranger in Town)
1943: Muralhas de Jericó (I Dood It)
1943: Canção da Rússia (Song of Russia)
1944: Um Sonho de Domingo (Sunday Dinner for a Soldier)
1944: Um Barco e Nove Destinos (Lifeboat)
1944: A Felicidade Vem Depois (Marriage is a Private Affair)
1944: Por Conta de Cupido (Maisie Goes to Reno)
1945: Um Sino para Adano (A Bell for Adano)
1946: As Garçonetes de Harvey (The Harvey Girls)
1946: Algemas para Dois (Two Smart People)
1946: Uma Aventura na Noite (Somewhere in the Night)
1947: A Filha da Pecadora (Desert Fury).....Mais informações
1947: Receios (Love from a Stranger)
1948: Trágica Decisão (Command Decision)
1948: O Amor que Me Deste (Homecoming)
1949: Armadilha (Ambush).....Mais informações
1949: Lábios que Escravizam (The Bribe).....Mais informações
1949: O Preço da Glória (Battleground)
1948: Trágica Decisão (Command Decision)
1949: Malaia (Malaya).....Mais informações
1950: Romance de uma Esposa (The Miniver Story).....Mais informações
1950: Mulher Sem Nome (Lady Without Passaport)
1951: A Um Passo do Fim (The People Against O'Hara)
1951: Assim São os Fortes (Across the Wide Missouri)
1951: Manhã Dentro da Noite/Veneração (Night into Morning)
1952: Linha de Fogo (Battle Zone)
1953: Sob o Céu da Coreia (Mission Over Korea)
1953: Conquista de Apache (Conquest of Cochice)
1953: Os Mal Encarados (Ambush at Tomahawk Gap)
1954: Dragões com Asas (Dragonfly Squadron)
1955: A Fúria dos Justos (Trial).....Mais informações
1956: No Limiar do Espaço (On the Threshold of Space)


BR Busca JS - Busca
Banco de Dados
Para uma resposta mais rápida, utilize aspas na consulta, exceto quando tiver dúvida com relação à grafia do nome
John Hodiak
  Se você gostou, compartilhe esta página no Facebook
• fechar janela •