A

B

C

D

E

F

G

H

I

J

K

L

M

N

O

P

R

S

T

U

V

W

X

Y

Z

John Lennon


Um dos quatro integrantes dos Beatles, estreou na vida artística em 1956 com o grupo The Quarryman. Com a entrada de Paul McCartney e George Harrison no conjunto, passaram a chamar-se Johnny and the Moondogs, depois Silverbeatles e finalmente The Beatles. Com 22 compactos e 13 LPs ao longo de sete anos, seus sofisticados métodos de gravação impediam a reprodução ao vivo de quase a metade de seu repertório. A separação veio em 1970, quando Lennon continuou na carreira solo com o mesmo sucesso. Casado com Yoko Ono e morando em Nova York, teve um fim trágico ao ser assassinado por um fã na porta do prédio onde morava. Chegou a ganhar 15 troféus Grammy e deixa clássicos como Imagine e Woman.

A mãe de Lennon era tão apaixonada por cinema que, em sua certidão de casamento, escreveu que era lanterninha e, após a cerimônia, foi esconder-se numa sala de projeção da cidade. O marido encontrou-a lá e lá mesmo realizaram sua lua de mel. Mimi, irmã de Julia, escolheu o nome do sobrinho em homenagem a Winston Churchill (John Winston Lennon), tendo criado o menino. Quando a mãe verdadeira veio buscá-lo, ele preferiu ficar com a tia, que o educou como se fosse seu filho. No quinto mês de escola, já sabia ler e escrever e, ao sete anos, começava a escrever seus livros. Um dia, sua mãe ao visitá-lo, foi atropelada próximo a casa da irmã. Lennon não conseguiu encarar a mãe ensanguentada e foi para o jardim. Foi a última vez que a viu, ela não resistiu aos ferimentos. Depois, escreveu a música Julia em sua homenagem.

Depois de formado o conjunto The Beatles, gravam Love Me Do em outubro de 1962. Em 1963, Please, Please Me vai para o primeiro lugar. No mesmo ano, lançam o primeiro compacto (From Me To You) e o primeiro LP. Em seguida, Twist and Shout e She Loves Me estouram. Viria então, I Want To Hold Your Hand. Em 1964, vão para os Estados Unidos e lançam All My Loving e Can't Buy Me Love, iniciando a produção do filme Os Reis do Ié-Ié-Ié (A Hard Day's Night). Fazem uma turnê por diversos lugares do mundo e, ainda no mesmo ano, surge o LP Beatles For Sale, com a canção I Feel Fine em primeiro lugar nas paradas. Em junho de 1965, o conjunto é condecorado pela Rainha Elizabeth II e incluído na House of Lords britânica. Devolvem as medalhas. We Can Work it Out transforma-se no décimo sucesso consecutivo do grupo, e o LP Rubber Soul se encontra disponível. Em maio de 1966, fazem sua última apresentação na Inglaterra e, em agosto, John escandaliza o mundo ao afirmar que os Beatles eram mais populares do que Jesus Cristo.

Os LPs Yellow Submarine e Revolver são lançados com uma forte influência das drogas e da música indiana. Em 1967, encerram o período das viagens e gravam Penny Lane, All You Need Is Love, Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band e Hello Good-Bye. O empresário Brian Epstein suicida-se. Em 1968, John troca a esposa Cynthia por Yoko Ono, e surge a gravadora Apple com o primeiro disco, Hey Jude. Em 1969, filmam Let it Be e as brigas entre John e Paul começam. Este último casa-se com Linda Eastman. Get Back e sucesso mundial. Em 1970, lançam trabalhos individuais e, em dezembro, Paul McCartney anuncia oficialmente a dissolução do grupo. Lennon faleceu aos 40 anos, em 11 de dezembro de 1980.

Veja outra foto de John Lennon

Confira a trajetória dos Beatles

BR Busca JS - Busca
Banco de Dados
Para uma resposta mais rápida, utilize aspas na consulta, exceto quando tiver dúvida com relação à grafia do nome
• fechar janela •