A

B

C

D

E

F

G

H

I

J

K

L

M

N

O

P

R

S

T

U

V

W

X

Y

Z

John Phillips


Cantor e compositor integrante do grupo americano The Mamas and the Papas, com grande popularidade em meados da década de 60. Responsável pelos grandes sucessos da banda, como "California Dreamin", "Monday, Monday" e "San Francisco", hinos do movimento hippie daquela época. Phillips foi um dos produtores do Monterey Pop Festival, em 1967, que apresentou ao público norte-americano artistas como Jimi Hendrix e The Who. Nascido em 30 de agosto de 1935 em Parris Island, seu nome completo era John Edmund Andrew Phillips.

Em meados da década de 60, já radicado em Nova York, Phillips fundou o The Journeymen, banda que, com a entrada de 'Mama' Cass Elliot em 1965, migrou para Los Angeles e trocou o nome para "The Mamas & The Papas". Phillips foi o principal compositor do grupo, que ganhou o Grammy em 1966 pelo single "Monday Monday". John Phillips, Cass Elliot, Michelle Phillips e Denny Doherty irromperam no cenário da música pop com canções melódicas que estouraram nas paradas e reinaram absolutos na era da paz e do amor. Na primavera de 1966, o The Mamas and the Papas chegou ao primeiro lugar com a imortal "California Dreaming". O grupo não foi apenas o primeiro botão do power flower: sua principal vocalista, Mama Cass, estabeleceu novos padrões para cantoras.

Phillips compôs muitas canções para grupos como "Grateful Dead" e "Beach Boys", incluindo "San Francisco (Be Sure To Wear Some Flowers In Your Hair)", imortalizada por Scott MacKenzie. Numa época em que as bandas eram predominantemente compostas de vocalistas masculinos ou femininos, o Mamas & Papas inovava por contar com dois vocalistas de ambos os sexos (John, sua segunda esposa Michelle Phillips, 'Mama' Cass Elliott e Denny Doherty). A banda original se desfez em 1968 com o divórcio de John e Michelle Phillips. John reformaria brevemente o grupo em 1982 com Elaine 'Spanky' McFarlane substituindo 'Mama' Cass, que havia falecido em julho de 1974.

John foi casado quatro vezes: a primeira com Susan Phillips, mãe de Jeffrey e Mackenzie; a segunda com Michelle Phillips, mãe de Chynna; a terceira com Genevieve Waite, mãe de Tamerlane e Bijou, e a última com Farnaz, que foi sua companheira nos últimos seis anos. O músico faleceu após sofrer um ataque cardíaco no "Los Angeles Medical Center", na Califórnia, EUA. Ele já havia transplantado o coração em 1992, devastado após anos de consumo abusivo de álcool e drogas. John Phillips faleceu aos 65 anos, em 18 de março de 2001.

BR Busca JS - Busca
Banco de Dados
Para uma resposta mais rápida, utilize aspas na consulta, exceto quando tiver dúvida com relação à grafia do nome
• fechar janela •
"The Mamas and the Papas"