A

B

C

D

E

F

G

H

I

J

K

L

M

N

O

P

R

S

T

U

V

W

X

Y

Z


Ator americano conhecido como o Doutor Zachary Smith do seriado "Perdidos no Espaço" e adorado pela geração que hoje está na faixa dos 40 anos. Nascido no bairro do Bronx, na cidade de Nova York, em 6 de novembro de 1914. Filho de imigrantes judeus russos, Jonathan Charasuchin lançou-se na carreira artística como Jonathan Harris, personificando um ator tipicamente britânico, com gestos e sotaques impecáveis. Estreou na Broadway com uma peça de sucesso, "Casa de Chá do Luar de Agosto".

Quando lhe perguntavam se era procedente da Inglaterra, tinha sempre uma resposta cômica: "Não, queridos. Eu só sou afetado". Harris se tornou um ator em 1942, depois de tentar ser farmacêutico. Durante a Segunda Guerra Mundial, atuou em espetáculos para tropas estacionadas no Pacífico. Depois da guerra, voltou para Nova York e começou a trabalhar no teatro e na TV. Conseguiu seu primeiro grande papel no seriado da década de 1950 "The Third Man".

Mas foi no papel do falante e megalomaníaco doutor Smith de "Perdidos no Espaço" que Harris escreveu seu nome na história das artes dramáticas. Em "Perdidos no Espaço", o covarde vilão sabotava a nave Júpiter 2, da família Robinson, e todos -inclusive o doutor Smith- acabavam em um distante planeta inabitado. Veiculado na década de 60, o seriado dividia com "Terra de Gigantes" e "Túnel do Tempo" a preferência da garotada da época.

Nos últimos anos, Harris trabalhou com os estúdios de animação Pixar, emprestando sua voz única ao mágico Manny de "Vida de Inseto" e ao "médico" de bonecos em "Toy Story 2". Em 1998, o diretor Stephen Hopkins fez uma adaptação da série para o cinema, mas o projeto acabou revelando-se um fiasco, especialmente por desagradar aos fãs do programa original de televisão. O papel de Harris foi interpretado por Gary Oldman.

Harris, ao visitar o Brasil na década de 60, afirmou: "É a primeira vez que venho ao Brasil. Observei que aqui me dublaram na série Perdidos no Espaço, com voz fina, coisa que não tenho. Na Alemanha, França e Inglaterra, a dublagem saiu quase perfeita. Gostaria muito de conhecer a pessoa que me dublou no Brasil." Mostrou-se muito simpático, quando compareceu ao programa do Capitão Aza (Wilson Vianna), na TV Tupi, para que a criançada o conhecesse de perto. Com suas brincadeiras, o desprezível Dr. Smith chegou a cativar a meninada. Mesmo com 60 anos na época, seu aspecto era jovial e o bom humor, contagiante.

Jonathan, acompanhado de sua esposa, Dorothy foi também entrevistado no programa "Hebe", depois de assistir, na cabina de projeção da Record, a um filme dublado da série "Perdidos no Espaço". Seu comentário: "Acho que o meu dublador é um grande artista. Se outros filmes meus forem exibidos no Brasil, quero que ele faça a minha voz. Ele bateu um papo com Borges de Barros, o mendigo milionário da "Praça É Nossa" e dublador de sua voz em "Perdidos no Espaço". Harris faleceu devido à complicações provocadas por um coágulo de sangue no coração, aos 87 anos, em 3 de novembro de 2002.

Veja outra foto de Jonathan Harris

Filmografia
1952: A Nau dos Condenados (Botany Bay)
1959: O Pescador da Galiléia (The Big Fisherman)
1985: Rainbow Brite E o Roubo das Estrelas (Rainbow Brite and the Star Stealer) - voz
1987: Pinocchio 2 - A Continuação (Pinocchio and the Emperor of the Night) - voz
1998: Vida de Inseto (A Bug's Life ) - voz
1999: Toy Story 2 (idem) - voz


BR Busca JS - Busca
Banco de Dados
Para uma resposta mais rápida, utilize aspas na consulta, exceto quando tiver dúvida com relação à grafia do nome
Jonathan Harris
  Se você gostou, compartilhe esta página no Facebook
• fechar janela •