A

B

C

D

E

F

G

H

I

J

K

L

M

N

O

P

R

S

T

U

V

W

X

Y

Z

Jorge Luís Borges


Romancista de grande fama e prestígio, considerado um dos maiores escritores de língua espanhola e o maior autor argentino de todos os tempos. Sua personalidade expontânea gerou polêmicas divulgadas pela imprensa ao longo da década de 70. São de sua autoria livros como "Ficciones", "História Universal de la Infamia", "Otras Inquisiciones", "O Aleph" e "O Livro de Areia". Esse ofício do verso é uma obra que testemunha a genialidade de um dos maiores escritores do século XX, nela constam seis palestras proferidas por Borges nos anos de 1967 a 1968 na Universidade Harvard e que ficaram perdidas há mais de trinta anos. Suas obras completas foram publicadas recentemente em português.

O filme "A Intrusa" foi baseado num conto seu, dirigido por Carlos Hugo Christensen e estrelado por Maria Zilda e José de Abreu. Aos 86 anos, um mês antes de morrer, Jorge Luís Borges casou-se no Paraguai com Maria Kodame, 45 anos mais moça e uma espécie de secretária, pupila, filha e sigilosa namorada do poeta que já se encontrava cego por mais de vinte anos. Para ela, um ano antes, havia feito uma dedicatória em seu último livro "Los Conjurados", usando a expressão usted que, em espanhol, indica um tratamento respeitoso: 'De "usted" é este livro. Será preciso dizer que isto compreende os crepúsculos, a noite que está sozinha, as ilhas partilhadas, os desertos e os mares, os livros e as lâminas? Só podemos dar o que já demos alguma vez. Só podemos dar o que já é do outro. Neste livro estão as coisas que sempre foram suas. Que mistério é uma dedicatória, uma entrega de símbolos'.

Anteriormente, aos 67 anos, Borges se casara pela primeira vez, já cego, com uma antiga namorada da juventude e dez anos mais moça. Essa união durou apenas três anos. Borges faleceu aos 86 anos, em 14 de junho de 1986.

BR Busca JS - Busca
Banco de Dados
Para uma resposta mais rápida, utilize aspas na consulta, exceto quando tiver dúvida com relação à grafia do nome
• fechar janela •