A

B

C

D

E

F

G

H

I

J

K

L

M

N

O

P

R

S

T

U

V

W

X

Y

Z

Juan Manuel Fangio


Piloto argentino de carros de corrida, o maior vencedor de campeonatos da Fórmula 1, seu único pentacampeão, tendo disputado provas a partir de sua inauguração na Inglaterra, em 12 de maio de 1950, até o ano de 1958. Ganhou 24 dos 51 Grandes Prêmios que participou e venceu cinco dos oito campeonatos consecutivos na ocasião - uma proporção que dificilmente poderá ser igualada na Fórmula 1. Foi campeão mundial em 1951 pela Alfa Romeo; em 1954, pela Maserati; em 1955 e 1956, pela Mercedes Benz; em 1957, pela Lancia-Ferrari.

Ao abandonar as pistas, em 1958, Fangio era um veterano de 47 anos de idade. Em 1934, quando seu nome era conhecido apenas na Argentina, tornou-se dono de uma pequena oficina mecânica em sua cidade natal, Balcarce, a 400 quilômetros de Buenos Aires. Era presidente honorário da Mercedes Benz argentina, da qual foi seu representante desde 1951 no país, e dono de uma concessionária de caminhões da mesma empresa. Amigo de vários presidentes argentinos, de Perón a Meném, Fangio recebeu ao longo de sua vida diversos convites para concorrer a cargos eletivos e recusou a todos.

Em Balcarce está localizado o Museu do Automobilismo Juan Manuel Fangio. Inaugurado em 1986, o museu exibe 500 troféus e dez carros que o campeão usou ou ganhou em vinte anos de corridas. Solteiro e sem herdeiros, seu sobrinho, com o mesmo nome, tornou-se piloto de Fórmula Indy, nos Estados Unidos. Fangio considerava três pilotos como fora de série: Nelson Piquet, Ayrton Senna e Alain Prost. Com respeito à morte de Senna, em 1994, afirmou: "Ainda que já tenham se passado vários dias desde a morte de Ayrton Senna, e apesar de minha família ter evitado falar no assunto, não posso tirar da cabeça esse acidente que levou aquele que considerava o mais digno de meus sucessores como campeão mundial e o único capaz de superar meus recordes de cinco títulos". Juan Manuel Fangio faleceu aos 84 anos, em 17 de julho de 1995.

BR Busca JS - Busca
Banco de Dados
Para uma resposta mais rápida, utilize aspas na consulta, exceto quando tiver dúvida com relação à grafia do nome
• fechar janela •