A

B

C

D

E

F

G

H

I

J

K

L

M

N

O

P

R

S

T

U

V

W

X

Y

Z

Judy Holliday


Nascida Judith Tuvim em Nova York, ela atuou no rádio, televisão, teatro e cinema. Em 1957, conquistou um prêmio Tony por sua atuação como Ella Peterson no musical da Broadway "Bells Are Ringing". Arrebatou o Oscar de melhor atriz em 1950, por sua interpretação de Billie Dawn, em "Nascida Ontem". Embora interpretasse vários papéis de "loura burra", tanto nos palcos como nas telas, Judy estava longe disso na vida real. Seu QI de nível equivalente a gênio e seu talento abundante surpreenderam a indústria do entretenimento.

Judy era apaixonada pelo teatro, começou sua carreira ai em 1938 na peça "The Revuers". Alcançando o sucesso em 1945 com a peça "Kiss Them For Me", seguida em 1946 por "Born Yesterday". Em 1948 casou-se com David Oppenheim, com quem teve seu único filho em 1952. Em 1944 estreou no cinema, mas o reconhecimento só veio em 1950 ao representar o mesmo papel que havia feito no teatro na peça "Born Yesterday", pelo qual ganhou um Oscar. Seu último filme foi "Essa Loura Vale um Milhão" (1960).

Em 1950 Judy Holliday viu sua carreira ser prejudicada ao se tornar alvo de inquérito secreto do FBI na caça aos comunistas, episódio conhecido com "Caça as Bruxas". Depois seu nome acabou sendo apagado da lista negra, após depôr em frente à Subcomissão de Segurança Interna. Mas os danos já haviam sido feitos. Infelizmente, o escândalo e a tragédia conspiraram para obscurecer sua brilhante estrela. Durante a breve passagem pela vida, ela conseguiu comover plateias do mundo inteiro com desempenhos memoráveis. Ainda hoje atrizes que se dedicam ao gênero de comédias seguem como padrão o estilo de Judy Holliday. A atriz faleceu vitimada pelo câncer de mama aos 43 anos, em 7 de junho de 1965, após 5 anos de batalha contra a doença.


Filmografia
1944: Encontro nos Céus (Winged Victory)
1949: A Costela de Adão (Adam’s Rib).....Mais informações
1949: Um Dia em Nova York (On the Town).....Mais informações
1950: Nascida Ontem (Born Yesterday)
1952: Na Mesma Cama/Da Mesma Carne (The Marrying Kind).....Mais informações
1954: Abaixo o Divórcio (Phffft!)
1954: Demônio de Mulher (It Should Happen to You).....Mais informações
1956: O Cadillac de Ouro (The Solid Gold Cadillac)
1956: Um Casal em Apuros (Full of Life).....Mais informações
1960: Essa Loura Vale Um Milhão (Bells Are Ringing).....Mais informações


BR Busca JS - Busca
Banco de Dados
Para uma resposta mais rápida, utilize aspas na consulta, exceto quando tiver dúvida com relação à grafia do nome
• fechar janela •
Judy Holliday e Bernard West em "Essa Loura Vale Um Milhão" (1960)